Instituição financeira em importante região para as criptos utilizará blockchain ativamente
O segundo maior banco comercial da Coreia do Sul, Shinhan Bank, embarcou em um projeto para implementar blockchain em seus processos internos para reduzir o risco de erro humano. A iniciativa foi relatada pelo veículo de notícias The Korea Times.
Shinhan, que buscou integração com as esferas da blockchain e das criptomoedas durante os últimos 18 meses, também completou um programa de treinamento de sua equipe para aumentar o conhecimento em blockchain para várias aplicações.
De acordo com o The Korea Times, o banco implementou a taxa de interesse em transações utilizando a tecnologia no dia 30 de novembro, afirmando ser o primeiro banco sul coreano a fazê-lo.
Agora, operações como manutenções de registros financeiros se tornarão automáticas, removendo as chances de erros humanos e melhorando a eficiência.
“Antes do processo baseado em blockchain, não existiam regras padronizadas governando a manutenção de registros financeiros, uma razão pela qual os participantes do mercado tinham que depender de seus próprios registros, geralmente levando a erros, apesar do requerimento do processo de checagem cruzada.”
A publicação cita um oficial da instituição, acrescentando:
“O novo sistema ajuda na remoção de erros humanos, além de melhorar a eficiência por meio de comunicações mais claras, em vez de perder tempo corrigindo erros.”
O Shinhan causou um reboliço em novembro do ano passado, ao anunciar que estava trabalhando para oferecer aos seus clientes carteiras de criptomoedas.
Desde então, diversas parcerias e testes foram vistos envolvendo a tecnologia blockchain, especificamente abrindo caminho para a frente dos negócios.
Em agosto, o Shinhan fechou um acordo com a maior empresa de telecomunicações da Coreia do Sul, KT Corporation, em uma ação centrada em fornecer serviços financeiros baseados em blockchain.