Segundo Donald Trump, Google manipula o público contra ele

Em seu Twitter, o presidente Donald Trump divulgou o vídeo de um ex-engenheiro do Google que faz sérias acusações contra a empresa

Não é surpresa para ninguém que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é bastante incisivo em suas colocações. A polêmica da vez fica por conta de um vídeo compartilhado pelo presidente através do Twitter. Você pode conferir o vídeo abaixo:

Kevin Cernekee, um ex-engenheiro do Google que afirma ter sido demitido por ser conservador, explica que quando Trump foi eleito em 2016, os executivos do Google disseram que usariam seu poder “para controlar o fluxo” de informações ao público, tentando garantir que Donald Trump perca as eleições em 2020.

O Google respondeu através de um porta-voz afirmando que as acusações do presidente são falsas.

“Fazemos grandes esforços para criar nossos produtos e aplicar nossas políticas de maneiras que não levam em conta tendências políticas. Distorcer os resultados para fins políticos prejudicaria nossos negócios e seria contrário à nossa missão de fornecer conteúdo útil a todos os nossos usuários. ”

A polêmica, entretanto, não se restringe a Trump. Outros políticos e comentaristas políticos também acusam o Google de manipular as ferramentas de busca para prejudicar os conservadores.

Jim Jansen, professor de Ciência da Computação da Universidade do Estado da Pensilvânia discorda. Autor do livro “Internet Research: Power of Prediction with Social Media”, Jansen explica que:

“A posição do Google geralmente não é mexer nos resultados de busca orgânica para evitar esse tipo de crítica. […] Pessoalmente acho difícil acreditar que haveria algum tipo de manipulação de busca intencional generalizada no Google. […] É apenas um processo algorítmico, com tantas pessoas envolvidas e tantas camadas de supervisão. Apenas do ponto de vista de gerenciamento de projetos, seria um grande desafio .”

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.