Sem mineradores? Intel busca automatizar o processo de verificação de blocos

A gigante dos softwares, Intel, está buscando proteger uma nova forma de verificar transações na tecnologia de registros distribuídos.

Leia mais: Analista de blockchain aconselha: “Compre Bitcoin, venda suas altcoins”

Em um requerimento publicado na última quinta-feira pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, a companhia explica um método através do qual é possível particionar e atualizar registros distribuídos automaticamente, com um processador capaz de verificar independentemente se novos blocos são válidos e capazes de serem integrados aos registros.

Isso é diferente do método tradicional de mineração utilizado por blockchains, como o Bitcoin, que dependem de uma rede de nós que competem para verificar e registrar transações em troca de recompensas.

Notadamente, o requerimento explica que alguns destes sistemas de registros distribuídos podem ser blockchains, contudo, fazendo uma distinção entre as duas tecnologias.

Leia mais: Governo de Shenzhen se alia à Tencent para lutar contra sonegação fiscal utilizando blockchain

intel

Segundo o requerimento, computadores físicos precisariam ser pré-programados com certos parâmetros para definir como um bloco pode ser validado.

Contudo, discutindo-se os problemas de escalabilidade enfrentados pelos blockchains atualmente, o requerimento de patente também ressalta que registros distribuídos podem não ser a forma mais eficiente de armazenar dados.

O documento declara:

“Registros distribuídos possuem problemas de escalabilidade inerentes. Quando todos os validadores em um sistema como esse devem ter uma cópia de todas as transações, todas as transações devem ser transmitidas para estes validadores. Estas transações criam um grande número de mensagens na rede.”

Tendo em vista que isso criaria um grande número de mensagens na rede, um sistema de registros distribuídos pode impor requisitos significativos de armazenagem, podendo não escalar bem, acrescenta o requerimento de patente.

Leia mais: Parlamento Europeu dá um passo rumo à adoção da tecnologia de registros distribuídos

Fonte: CoinDesk