Senadores alertam Visa e Mastercard dos riscos da Libra
Os apoiadores da Libra do Facebook, Visa, Mastercard e Stripe receberam um aviso direto de políticos dos EUA sobre seu envolvimento no projeto
Em uma carta com palavras fortes citada pela Bloomberg em 9 de outubro, dois senadores alertaram as empresas Visa, Mastercard e Stripe sobre os riscos de conformidade com a Libra, a moeda digital ainda não lançada do Facebook.
Seus autores foram o senador Sherrod Brown, o democrata mais velho do Comitê Bancário do Senado, e o membro do painel, senador Brian Schatz.
“Atualmente, o Facebook está lutando para resolver problemas maciços, como violações da privacidade, desinformação, interferência nas eleições, discriminação e fraude, e não demonstrou capacidade de controlar essas falhas”,
continua a carta.
“Vocês devem se preocupar com o fato de que quaisquer pontos fracos nos sistemas de gerenciamento de riscos do Facebook se tornem pontos fracos em seus sistemas e que talvez vocês não consigam mitigar efetivamente.”
O momento do aviso do Senado é particularmente visível nesta semana. Anteriormente, Visa, Mastercard e Stripe estavam declaradamente preocupados com sua posição regulatória por serem apoiadores de Libra.
Essas dúvidas culminaram em um quarto membro, o PayPal, que desistiu completamente na última sexta-feira.
- Veja também: Paypal está oficialmente fora da Libra do Facebook
Visa e Mastercard precisam levar os riscos a sério
Continuando, Brown e Schatz pareciam cumprir a profecia, sugerindo que a má posição do Facebook sobre questões não resolvidas, como privacidade, apenas isso já impediria a aceitação da Libra. Eles sugeriram aos executivos do Comitê Bancário em julho.
“O congresso, os reguladores financeiros e as possíveis empresas membros da Associação Libra têm se esforçado para obter detalhes suficientes do Facebook sobre os riscos que a Libra pode representar”,
continua a carta.
“… Pedimos que você considere cuidadosamente como suas empresas gerenciarão esses riscos antes de prosseguir, já que o Facebook ainda não demonstrou ao Congresso, reguladores financeiros – e talvez nem mesmo para suas empresas – que está levando esses riscos a sério”.
Enquanto isso, a polêmica mais ampla do Facebook continuou na quarta-feira. Um novo relatório revelou planos para contestar uma decisão judicial sobre o tratamento de dados como parte do escândalo da Cambridge Analytica.
Até o CEO Mark Zuckerberg admitiu que Libra não tem prazo de lançamento. De acordo com o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, é improvável que seja lançada antes de 2023.
Em declarações à Fortune, Garlinghouse também destacou os problemas do Facebook com os reguladores como a força motriz por trás de prováveis atrasos e pés frios por parte dos membros.
A Libra Association, a entidade responsável pela moeda digital, atualmente tem 27 membros após a partida do PayPal. Os desenvolvedores estão avançados com a saída do testnet para uma plataforma intermediária antes do lançamento da mainnet.
Fonte: Bitcoinist
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.