Senadores americanos ameaçam CEOs: Saiam da Libra ou encarem o escrutínio regulatório

Senadores dos EUA enviaram cartas pedindo aos CEOs que abandonassem o projeto Libra

As aflições do Facebook estão se aprofundando à medida que mais parceiros saltam do navio Libra antes mesmo de zarpar. Parece que os senadores dos EUA estão pedindo que façam isso, pois as cartas aos CEOs foram vazadas online. Alguns dizem que o governo está sufocando a inovação, enquanto outros concordam que o projeto Libra é muito perigoso.

Navio Libra naufragando no porto

O Facebook é seu pior inimigo. Ainda não se sabe se o bilionário Zuckerberg imaginou a quantidade de desastre que sua empresa receberia quando anunciou planos de lançar seu próprio sistema monetário centralizado. O que se sabe é que o navio Libra está afundando rapidamente e o Facebook está tendo uma grande ressaca neste fim de semana.

Parece que vários senadores dos EUA entraram em contato com os membros da Libra Association, pedindo-lhes que abandonassem o projeto. Cartas compartilhadas on-line pelo estrategista de ativos digitais da VanEck, Gabor Gurbacs, destacam a extensão que os políticos dos EUA farão nos esforços para impedir que Libra seja lançada.

“Este é o tipo de carta que os executivos da Stripe, Mastercard e Visa (ex-membros da Libra) receberam. Muitos executivos podem ter optado por não experimentar e inovar para evitar pressão regulatória! Triste! A América pode fazer melhor!”

Sua posição está claramente do lado da inovação, mas ele não reconhece que o Facebook dificilmente é o bastião da liberdade de informação e descentralização.

A carta endereçada ao CEO da Stripe, Patrick Collison, veio dos senadores Brian Schatz e Sherrod Brown. Este último criticou o Facebook em inúmeras ocasiões, no início deste ano, afirmando:

“Através de escândalo após escândalo, o Facebook demonstrou que não merece nossa confiança. Ele deve ser tratado como a corporação com fins lucrativos que é, assim como qualquer outra empresa,”

Não é de surpreender que eles agora tenham recorrido ao envio de cartas pessoais aos CEOs. A carta continuou afirmando que o gigante da mídia social está lutando para resolver questões maciças como violações de privacidade, desinformação, interferência eleitoral, discriminação e fraude.

Nada disso pode realmente ser contestado.

Continuou afirmando que o Facebook está tentando agir como um árbitro financeiro sem o status regulamentado de um, acrescentando;

“O Facebook está tentando atingir esse objetivo, transferindo os riscos e a necessidade de projetar novos regimes de conformidade para membros regulamentados da Libra Association, como suas empresas.”

Deixa a Libra… Se não…

Em uma ameaça velada, acrescentou que, ao assumir esse projeto, as empresas podem esperar um alto nível de escrutínio dos reguladores em todas as atividades de pagamento, não apenas na Libra.

A gravidade da carta não pode ser negada, mas ainda havia muito sentimento anti-Facebook nos comentários que se seguiram com David Weisberger apontando…

“Se a Libra tivesse optado por criar ou usar stablecoins com base no dólar para clientes nos EUA, euro para europeus etc., e NÃO tentasse estabelecer um mecanismo de taxa de câmbio privada, elas teriam muito menos resistência. Melhor ainda, ela seria promovida…”

Até o momento, PayPal, eBay, Visa, Mastercard, Stripe e Mercado Pago deixaram o consórcio e a probabilidade de outras empresas seguirem é alta.

Fonte: Bitcoinist

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.