Será que a Blockchain da EOS é tão descentralizada quanto dizem?

Relatório mostra seis produtores de bloco controlados por um

O mecanismo de consenso da EOS está atualmente sob fogo após a EOS Nova York revelar que uma entidade gerencia seis dos produtores de blocos reconhecidos neste ecossistema. Isso colocou em questão a natureza descentralizada da plataforma, uma vez que seus fundamentos são baseados no conceito de blockchain.

De acordo com o tweet da EOS Nova York em 28 de novembro, há algum nível de má conduta e centralização na rede EOS. Como resultado, eles tomaram a iniciativa de tornar essas operações mais transparentes para as partes interessadas;

“1/6 dos produtores registrados no EOS são gerenciados por uma única entidade. Isso é inaceitável. Solicitamos as assinaturas dos 50 principais produtores registrados para que todos os detentores de tokens saibam quem faz e quem não tolera tal impropriedade. Continue lendo para obter evidências e os URLs:”

Falhas no consenso DPoS da EOS

A EOS está entre as principais plataformas de contratos inteligentes dentro do espaço blockchain. A rede usa um algoritmo de DPoS (Delegated Proof of Stake) para obter consenso em sua plataforma blockchain, em oposição aos protocolos populares, como o Proof of Work.

Basicamente, os produtores de bloco (BP) desempenham o papel de mineradores e podem ser votados nessa posição por outros participantes da rede que apostaram suas moedas. Os BPs, por sua vez, podem apostar em seus portfólios para contribuir com o crescimento da comunidade EOS e a infraestrutura de rede.

Portanto, segue-se que o ecossistema da EOS pode ser facilmente centralizado, dada a energia adquirida por essa entidade que controla os produtores de seis blocos. Além disso, é muito mais difícil que potenciais candidatos sejam votados na posição. A EOS Nova York advogou consequentemente a remoção dessas BP;

“Portanto, estamos propondo a remoção dos seguintes produtores registrados: stargalaxybp, validatoreos, eoszeusiobp1, eosunioniobp, eosathenabp1 e erainrainbowbp”

A comunidade de blockchain da EOS desde então tem sido sincera sobre esse desenvolvimento; uma escola de pensamento acredita que a atualização do projeto de governança e votação melhorará a rede. No entanto, outros identificaram o próprio consenso de DPoS como o principal desafio que a blockchain da EOS enfrenta.

*Imagem de: 【中文ID】愚木混株 【Instagram】cdd20 por Pixabay

Fonte: Bitcoin EG

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.