Será Tonga o segundo país a oficializar o Bitcoin?

Tonga pode tornar Bitcoin moeda oficial do país ainda esse ano, diz ex-Deputado tonganês

Será Tonga o segundo país a oficializar o Bitcoin?

Seguindo os passos de El Salvador, Tonga está próximo de se beneficiar por tornar Bitcoin legal no país. Por ser um dos países que mais depende de recursos internacionais, ao legalizar o BTC, estaria economizando uma boa parte do seu PIB, que hoje é gasto com taxas pagas em negociações tradicionais. O caso de uso de recursos foi um dos principais motivos para El Salvador adotar o Bitcoin como moeda legal.

O ex – Deputado, Lord Fusitu’a, acredita que a proposta semelhante à “Lei Bitcoin” de El Salvador, possa ser concretizada no Parlamento entre setembro e outubro de 2022.

Lord Fusitu’a é atualmente membro do Conselho na Organização Global de Parlamentares Contra a Corrupção, representando o Tonga, faz parte do Grupo Parlamentar de Direitos Humanos do Pacífico e se descreve como “Defensor do Bitcoin” no Twitter. Ele tem falado muito sobre a indústria e, repetidamente, afirmou que o país pode se tornar mais “competitivo e rico” se adotar a criptomoeda.

Em seu plano de cinco pontos, o Lord Fusitu’a descreve o caminho da adoção:

image 2

O presidente da Organização Global de Parlamentares Contra a Corrupção, disse também que o Bitcoin já poderia ter sido aprovado no país em Novembro, e teria tempo suficiente para ensinar a população sobre Bitcoin e Lightning Network.

Em outro ponto, por ser um país formado por mais de 170 ilhas, a infraestrutura de internet foi questionada, rapidamente o Lord rebateu que, as taxas de acesso à internet e smartphones ultrapassaram 90%, embora os números de 2017 do Banco Mundial, mostram Tonga com 50% de acesso à internet.

Colocar as ilhas online pode levar algum tempo, mas Lord Fusitu’a é inflexível sobre o futuro do BTC de seu país:

image 3

Se realmente Tonga conseguir legalizar o Bitcoin, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele estará à um passo de acertar suas previsões para 2022, pois falou que em 2022 teríamos mais dois países adotando o BTC como moeda legal.

Se a estimativa se confirmar, o presidente Nayib Bukele estará um pouco mais próximo de acertar suas previsões para 2022, pois falou que aguardava que mais 2 países adotassem a moeda digital como legal tender.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8