Série os supostos Satoshi Nakamoto – Nick Szabo

E vamos com mais uma das histórias dos supostos Satoshi. Hoje, entre em cena um pesquisador de contribuição fundamental para a tecnologia blockchain

E o Webitcoin segue com a série especial de conteúdos que revela as possíveis personalidades por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto. O mistério que cerca o criador do Bitcoin tem se agitado nos últimos dias, com o surgimento de um site que promete acabar com o segredo, revelando a identidade da pessoa, ou grupo, que assina o white paper que deu vida à primeira criptomoeda da história. Será que vamos saber, de vez, qual dos supostos Satoshi é, de fato, o responsável pela proposta libertária e revolucionária para o mercado financeiro?

Nesse segundo post da série, vamos falar sobre Nick Szabo. Bastante conhecido no segmento corporativo da criptografia por ter encampado o conceito de contratos inteligentes, que tem sido uma das grandes aplicações da rede descentralizada, Szabo é formado em Direito, pela  Universidade de Washington, e também diplomado na área de Ciências da Computação. Passos importante de uma trajetória profissional bastante vinculada aos criptoativos e com um conjunto de coincidências que o faz ser apontado como o possível Satoshi Nakamoto.

A sintonia entre o Bit Gold e o Bitcoin

A associação entre o nome de Nick Szabo e o processo de criação do Bitcoin começa quando revisitamos a época do lançamento da criptomoeda, em 2008. Pouco antes do lançamento oficial do Bitcoin, Szabo escreveu um texto, em seu blog, defendendo o surgimento de uma moeda digital descentralizada, não inflacionária e que pudesse ser livremente transacionada, sem intermediação de instituições oficiais. O princípio do que o pesquisador chamou de Bit Gold é realmente muito similar ao Bitcoin.

E as coincidências não param por aí, o processo de certificação do Bit Gold passaria por uma rede de certificação pública e descentralizada e seu processo de mineração seria equivalente ao do ouro, limitado e cada vez mais difícil. Tudo exatamente como acontece com o Bitcoin.

Pesquisa considera Nick Szabo o candidato perfeito

Para além desse conjunto de coincidências conceituais, uma pesquisa de 2014 reforçou a suspeita de que Nick Szabo seria Satoshi Nakamoto. Um grupo de 40 estudantes de de linguística forense analisou o perfil de 11 candidatos a criadores do Bitcoin, buscando relacioná-los à linguagem de Satoshi. Tendo em vista similaridades entre o maneirismo linguístico dos textos de Nick Szabo e a linguagem do white paper do Bitcoin, a conclusão foi de que ela era o candidato perfeito.

Outro fato apontado como suspeito é de que, apesar de seu entusiasmo anterior com o surgimento de um novo mercado financeiro digital, Szabo não se manifestou em torno do Bitcoin até a metade de 2009, quando fez uma discreta menção à moeda, mais uma vez em seu blog. Até mesmo o fato de ele ser considerado o pai do conceito de smart contracts é um fato que gera conexão e desconfiança. Afinal, os contratos inteligentes são um passo fundamental para o papel das criptomoedas como meio de pagamento inovador e global.

O fato é de, além desses pontos que ligam à história de Nick Szabo à figura de Satoshi Nakamoto, ainda conta a extensa contribuição para o mercado dos ativos financeiros criptografados, inclusive com influência indireta também na criação do Ethereum, outra importante moeda virtual. Suas ideias sempre foram inspiradoras para o desenvolvimento da tecnologia bockchain.

 

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.