Servidores de Discord estão sendo alvos de golpes envolvendo Bitcoin e criptomoedas

Bitcoin grátis? Não acredite!

Aqueles de nós que estão navegando na onda do Bitcoin (BTC) viram o interesse na criptomoeda aumentar, especialmente porque o preço de uma única moeda atingiu agora mais de US$ 37.000.

Bitcoin, Ethereum (ETH) e agora Dogecoin (DOGE) – graças a alguns tweets de Elon Musk – entraram no radar dos aspirantes a traders, mas, como ocorre com todo investimento, os golpistas estão procurando meios de lucrar em cima disso.

Os mercados de criptomoedas certamente não são imunes a golpes ou outras ameaças, e as exchanges de criptomoedas atingidas por ataques cibernéticos podem acabar perdendo fundos dos clientes. “Exit Scams” ainda ocorrem e os reguladores estão constantemente lutando contra a fraude.

É improvável que vejamos o fim dos golpes relacionados à criptomoedas tão cedo, e em um novo aviso postado pela Kaspersky, um novo esquema agora está direcionado aos usuários do Discord.

O Discord é um serviço de mensagens e bate-papo de voz que atende a cerca de 300 milhões de usuários, tendo se ramificado de uma comunidade cheia de jogadores para uso geral em clubes e amigos para manter contato.

De acordo com o pesquisador da Kaspersky Mikhail Sytnik, os golpistas agora estão entrando nos servidores do Discord e enviando mensagens privadas para usuários que parecem ser de novas exchanges de criptomoedas promissoras.

Com novos projetos que querem “apoiar os traders em tempos difíceis”, essas “exchanges” tentam atrair usuários com promessas de criptomoedas grátis. E, claro, o destinatário é o sortudo escolhido para BTC ou ETH grátis.

Naturalmente, tal golpe não tenta atrair usuários com uma oferta mesquinha; em vez disso, está sendo concedida uma criptomoeda no valor de milhares de dólares. Sortudo!

Cada mensagem contém instruções e um código para aceitar o “presente”, relatou a Kasperksy, bem como um link para se registrar na exchange falsa.

screenshot-2021-02-04-at-13-16-37.png

“O link abre um site que se parece com uma exchange de criptomoedas, com um layout adaptável, design inteligente e informações sobre a taxa de câmbio, gráficos, livros de pedidos e histórico de negociação que os traders de criptomoeda esperariam ver em uma plataforma de negociação”, disseram os pesquisadores.

 “Os visitantes também encontrarão suporte técnico e várias opções de idioma. Alguém claramente teve muitos esforço para fazer o site parecer legítimo.”

Como as carteiras de criptomoedas são agora o principal alvo dos agentes de ameaças, os sites também oferecem opções de “autenticação de dois fatores” e “proteção contra phishing” para tentar parecer legítimo.

screenshot-2021-02-04-at-13-24-22.png

As vítimas que passam pelo processo de registro são então induzidas a fornecer um perfil pessoal substancial, incluindo detalhes de contato, identidade com foto, uma selfie e uma assinatura.

Embora essas verificações agora sejam comuns em locais legítimos de comércio de criptomoedas, essas informações podem ser empacotadas e vendidas a outros cibercriminosos ou potencialmente usadas para roubo de identidade.

Na etapa final desse esquema específico, uma vez que o ‘código’ do prêmio é enviado e aceito, os golpistas exigem uma pequena “recarga” em BTC, ETH ou USD para processar o presente. Se a vítima entregar seu dinheiro, é claro, ele se foi para sempre.

As exchanges falsas são apenas um vetor de ataque usado por golpistas no setor de criptomoedas – as ofertas iniciais de moedas (ICOs) também são constantemente abusadas.

Em janeiro, um residente de São Francisco foi preso por seis meses após fraudar investidores em criptomoedas no valor de US$ 20 milhões, fingindo ser consultor de ICO. Ele foi condenado a pagar $ 4,4 milhões em restituição.

Fonte: ZDNet

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.