Seus Bitcoins estão em segurança na Exchange que você utiliza?

Longe de ser um luxo, alta segurança na rede se tornou uma necessidade nos últimos anos

Segurança. Uma palavra bem simples, mas orbitada por um mundo de ideias.
Segurança está ligada a tantas coisas que é até difícil falar. Privacidade, família, conforto, tecnologia. A lista é enorme. E se incluíssemos finanças nessa lista? Sim, finanças, afinal de contas todo mundo tem dinheiro (ou se esforça pra ter) e manter o dinheiro seguro é de vital importância.  Fica então a pergunta: seu dinheiro está seguro?

Existe uma frase famosa em programação que pode facilmente ser aplicada ao cotidiano em diversos contextos. Veja abaixo.

“Um sistema é tão seguro quanto sua parte mais vulnerável”

Imagine só você, depois de um mês intenso de trabalho duro e suor, decide juntar uma determinada quantia e investir. Sim, investir é uma excelente ideia. Pessoas inteligentes investem, e isso é um fato. Contudo, o que nem sempre te contam é que pessoas inteligentes não apenas investem… elas investem com segurança. Então novamente a pergunta retorna: seu dinheiro está seguro?

Não seja roubado

Os motivos que levam uma pessoa a investir em Bitcoin ou criptomoedas são variados, mas normalmente estão atrelados à expectativa de grandes ganhos. É bem fácil entender isso. Vamos pegar uma grande empresa da Nasdaq, por exemplo. A gigante Apple responde pela sigla AAPL na bolsa americana. De janeiro até agora, quem investiu na AAPL teve um ganho superior a 48%. Um número excelente.

Mas e quem investiu no Bitcoin? Quem investiu no Bitcoin em janeiro chegou a ter um ganho de mais de 300% em junho e , no momento que este post é escrito, gira em volta dos +210%. Os ganhos no mercado cripto são enormes mas… infelizmente as perdas também. O problema ocorre quando essas perdas não estão relacionadas ao movimento da moeda, mas à ações fraudulentas.

Em 2013 a gigantesca exchange Mt.Gox teve uma valor de aproximadamente U$ 388 milhões em Bitcoin roubados após hackers encontrarem vulnerabilidades na plataforma. No Brasil, em 2018 foi a vez da Foxbit ter problemas com hackers. Então o melhor a se fazer é sucumbir ao medo e não mais investir em Bitcoin? É claro que não. Falamos do Bitcoin porque acreditamos nele hoje e para o futuro. E falamos de segurança, não para assustar, mas para lembrar as pessoas da sua importância.

Ninguém além de você é capaz de saber quanto trabalho duro foi dedicado para poder investir. Então, quando for investir em Bitcoin, sempre tenha em mente a segurança na hora de escolher a Exchange que receberá seu dinheiro.

Mantenha seus Bitcoins a salvo

Ok, você já leu bastante e a essa altura deve estar se perguntando: como saber se uma Exchange é segura para comprar Bitcoin? A resposta está na tecnologia aplicada pela empresa. Vamos falar de um protocolo e um certificado que todas as exchanges deveriam ter (mas a maioria não tem). Com certeza isso vai te ajudar a optar pela escolha mais segura.

HTTPS

Olhe para a barra do seu navegador. Se você clicar no cadeado ao lado do endereço do site provavelmente irá surgir uma janela com essa mensagem:

Trata-se do protocolo Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou apenas HTTPS, fundamental na segurança digital. Esse protocolo permite a transmissão de dados de forma segura e criptografada entre cliente e servidor. Segundo dados do site especializado configr, apenas 19,71% dos sites no Brasil possuem HTTPS. É um protocolo essencial e a sua exchange PRECISA ter esse certificado, ou então nem tem conversa, procure outra.

PCI DSS

Payment Card Industry – Data Security Standard ou simplesmente PCI DSS. Um certificado extremamente importante. Em teoria é um padrão tecnológico de segurança voltado para a indústria de cartões de crédito, como bem explica o site traiycorp. Na prática, por se tratar de uma certificação de altíssima segurança, o PCI DSS é utilizado por empresas de fora do nicho dos cartões de crédito para assegurar a segurança dos dados na plataforma.

Após muita pesquisa entre as 10 principais exchanges brasileiras nossa equipe conseguiu encontrar o incrível número de… (apenas) duas exchanges que possuem PCI DSS. Pois é, a impressão que fica é que nem todo mundo leva segurança tão a serio quanto deveria. As duas corretoras mais preocupadas com a segurança financeira dos seus cliente são a BTC Bolsa e a Bitcoin Trade.

Exemplo de descrição do certificado no site da BTC Bolsa

 

Mas por que esse certificado é tão importante, você pode estar se perguntando. Os motivos são vários e tentaremos explicá-los agora.

Antes de mais nada, quem possui esse certificado? O certificado PCI DSS é presente em empresas comprometidas com a segurança de dados e transações dos seus clientes, respeitando diretrizes internacionais de segurança.

Quais são os requisitos para obter o certificado? Segundo a consultoria IT Impact, para obter a certificação PCI as empresas precisam possuir/estabelecer:

  • FIREWALL: IMPLEMENTAÇÃO E VERIFICAÇÃO
  • ESTABELECER O CONTROLE DE ACESSO
  • CREDENCIAS DE ID
  • SEGURANÇA FÍSICA
  • GERENCIAMENTO DE LOGINS E LOGS
  • TESTE DE VARREDURA E PENETRAÇÃO DE VULNERABILIDADE
  • POLÍTICA CORPORATIVA E DOCUMENTAÇÃO
  • PADRÕES DE CONFIGURAÇÕES
  • DADOS ASSEGURADOS
  • TRANSMISSÃO DE DADOS
  • ATUALIZAÇÕES DE ANTI-VÍRUS
  • ATUALIZAÇÕES DE SOFTWARE

Tudo isso é tido como necessário para proporcionar segurança na rede.

Redução dos riscos: Não existe site perfeito assim como não existe um sistema impenetrável. O que as empresas dedicadas à cyber-segurança fazem é minimizar os riscos das operações. Com o uso adequado de programas, protocolos e variados mecanismos de defesa é possível atingir um elevado índice de segurança na rede, e no pior dos casos, minimizar as perdas. Isso também vale para o PCI DSS.

Por fim, nosso último foco de atenção vai para a confiança. Ao entrar em um site com certificado PCI DSS, você, como investidor, já pode se sentir mais seguro e ter a certeza que muito esforço foi empregado para garantir a segurança dos seus dados e das suas transações, mantendo seus Bitcoins mais seguros até a chegada do próximo Rally (To the moon!).

Agora que você conhece um pouco mais sobre segurança na rede, quando for escolher sua próxima exchange, não esqueça de valorizar a segurança do seu dinheiro. Sempre opte por empresas que investem alto para maximizar a segurança dos seus clientes.

 

 

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.