Shanghai será a próxima atualização do Ethereum, o que esperar?

Shanghai

Com a atualização Shanghai, os stakes poderão ser sacados, mas o problema dos valores das taxas da Blockchain não será resolvido ainda

A atualização recente altamente divulgada do Ethereum, “the Merge”, mudou radicalmente a forma como a segunda maior rede blockchain funciona, eliminando sua dependência de mineradores de criptomoedas e reduzindo drasticamente seus custos de energia. A próxima atualização da rede, “Shanghai”, se concentrará em amarrar as pontas soltas.

Após uma pausa de um mês, os desenvolvedores do Ethereum se reuniram na semana passada (normalmente quinzenal) do Ethereum All Core Developers. A equipe heterogênea de empresas e indivíduos que mantêm a base de código aberto da Ethereum discutiu os recursos que pretendem incluir na próxima atualização da rede.

Os desenvolvedores não se alinharam em uma linha do tempo ou conjunto completo de recursos, mas reafirmaram que o foco principal de Shanghai seria permitir que os validadores do Ethereum retirem a criptomoeda que estão em “stake” para ajudar a operar a rede.

A fusão trouxe o proof-of-stake para o Ethereum, um sistema que paga juros aos validadores se eles efetuarem staking, ou bloquearem, o Ethereum (ETH). Atualmente, o ETH em staking não pode ser retirado.A atualização Shanghai mudará isso, e os validadores também terão acesso a quaisquer recompensas que ganharam com o staking.

Juntamente com as retiradas, Shanghai está pronta para introduzir um punhado de pequenos ajustes orientados ao desenvolvedor no protocolo Ethereum. A lista de objetivos, que ainda está sendo finalizada, pode ser visualizada no github oficial da Ethereum.

Um recurso muito desejado está ausente da folha de especificações da atualização Shanghai, pelo menos por enquanto: proto-Danksharding. As taxas de gás do Ethereum – o que os usuários pagam para concluir uma transação do Ethereum – são notoriamente altas, tornando certos tipos de transações inacessíveis. Isso foi especialmente verdade quando o mercado de criptomoedas atingiu o pico no final do ano passado.

O Proto-Danksharding, uma vez lançado, marcará a primeira fase de uma transição planejada há muito tempo para o sharding, um método de dividir a atividade de rede em “shards” como forma de aumentar sua capacidade e reduzir as taxas.

Não está claro quando o proto-Danksharding chegará à próxima atualização do Ethereum. Na última chamada do desenvolvedor, os pesquisadores sinalizaram que os planos para o recurso podem ser finalizados no próximo mês.

Dito isso, as metas de desenvolvimento do Ethereum geralmente são excessivamente otimistas. Falou-se da fusão acontecendo anos atrás. Aconteceu em setembro. E mesmo que o proto-Danksharding chegue à folha de especificações de Shanghai, a visão completa do “Danksharding”, é uma versão totalmente realizada do sharding que poderia melhorar drasticamente a usabilidade da rede, permanece a vários meses (ou anos) de distância.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future