Shapella: Ethereum Foundation confirma a data da atualização

Copia de Contra Capa 17

Com Shapella, o ecossistema Ethereum está se aproximando de permitir retiradas de Ethereum em staking na Beacon Chain.

Em um post recente, o ETH Core Dev Tim Beiko revelou que, após meses de teste, a atualização da rede Shapella será ativada na rede Sepolia na Epoch 56832, programada para 28 de fevereiro.

Shapella se refere essencialmente a duas atualizações da Ethereum – “Shanghai” e “Capella”. A atualização permitirá os retiradas de Ethereum na camada de execução e atualizará a camada de consenso da Beacon Chain simultaneamente.

Novas funcionalidades também serão introduzidas nas camadas de execução e consenso. As mudanças na camada de execução incluem:

  1. EIP-3651: Warm COINBASE
  2. EIP-3855: PUSH0 instruction
  3. EIP-3860: Limit and meter initcode
  4. EIP-4895: Beacon chain push withdrawals as operations
  5. EIP-6049: Deprecate SELFDESTRUCT

Por outro lado, as mudanças na camada de consenso para a atualização Capella incluem saques totais e parciais para validadores. As raízes históricas originais serão substituídas por acumuladores históricos independentes de estado e bloco.

Usuários ou titulares de ETH não precisam atualizar, a menos que sejam informados para tomar medidas adicionais. No entanto, os operadores de nó que não fazem stake terão que atualizar seus nós para as versões do cliente Ethereum para a atualização Sepolia. O mesmo vale para os stakers.

Se um staker ou operador de nó falhar em atualizar para a versão mais recente, seu cliente será sincronizado com a blockchain pré-fork após a atualização. Como resultado, eles ficarão presos em uma cadeia incompatível seguindo as regras antigas e não poderão enviar tokens ETH ou operar na rede pós-Shapella Sepolia.

O desenvolvimento mais recente vem uma semana depois que surgiram preocupações sobre um possível atraso na atualização Shanghai devido a uma vulnerabilidade detectada na rede de teste pública Shapella. No entanto, os desenvolvedores afirmaram que o problema pode ser corrigido com um patch.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.