Solana está de volta à vida após o tempo de inatividade

Depois de desligar na terça-feira devido à sobrecarga de transações, Solana está gradualmente voltando online depois que os validadores o reiniciam.

A rede de blockchain em ascensão Solana estala de volta à vida após o tempo de inatividade, Solana enfrentou um obstáculo na terça-feira, quando a rede foi desligada devido ao grande volume de transações. Ficou offline por quase 18 horas antes que os validadores pudessem reiniciar com sucesso a rede descentralizada, mas voltar online e retomar a produção de blocos não é tão simples quanto apertar um botão.

“Dapps, exploradores de blocos e sistemas de suporte serão recuperados nas próximas horas, quando a funcionalidade completa deve ser restaurada”.

Tuitou a conta oficial do Solana Status no Twitter às 2:01 da manhã , horário do leste dos EUA . Pouco antes disso, um administrador no servidor oficial Solana Discord escreveu: “e estamos de volta”.

Não está claro se a “funcionalidade total” foi restaurada neste momento. O Solscan mostra as transações processadas há menos de um minuto, no momento em que este livro foi escrito, mas exibiu tempos de retardo mais longos na última hora.

Os validadores Solana pararam de produzir blocos um pouco antes das 8h ET da terça-feira, e a rede foi incapaz de processar transações até que a rede foi reiniciada.

Em um comunicado ontem, a Fundação Solana atribuiu a interrupção da rede a uma enxurrada de transações que sobrecarregou a rede, e disse que os engenheiros não conseguiram estabilizar a rede a tempo.

“Solana Mainnet Beta encontrou um grande aumento na carga de transações que atingiu o pico de 400.000 [transações por segundo]”.

Diz o comunicado.

“Essas transações inundaram a fila de processamento de transações e a falta de priorização de mensagens críticas para a rede fez com que a rede começasse a se ramificar. Esse Fork levou a um consumo excessivo de memória, fazendo com que alguns nós ficassem offline. ”

O CEO do Solana Labs, Anatoly Yakavenko, twittou ontem que as transações foram enviadas para Raydium, um protocolo financeiro descentralizado líder em Solana. Raydium estava prestes a iniciar um IDO, ou oferta inicial de troca descentralizada , um tipo de venda simbólica que é comparável a uma oferta inicial de moeda ( ICO ). Nesse caso, no entanto, ele ocorre em uma plataforma descentralizada, em vez de uma exchange centralizada.

O IDO em questão era para o Grape Protocol , um conjunto de ferramentas popular para desenvolvedores de aplicativos DeFi, como plataformas de negociação e empréstimo ponto a ponto. Yakavenko acrescentou que os engenheiros do Solana já haviam começado a resolver os problemas antes da interrupção de ontem, mas que a atualização de software planejada ainda não havia sido lançada.

O preço da criptomoeda SOL nativa de Solana caiu durante a interrupção , caindo de uma alta de US $ 169 para um mínimo de pouco acima de US $ 145, de acordo com os dados do CoinGecko .

No entanto, ele se recuperou à medida que a rede restaurou a funcionalidade, com o preço atualmente em torno de US $ 163. O SOL viu um aumento no valor nas últimas semanas , passando de um preço de cerca de US $ 35 no início de agosto para uma alta histórica acima de US $ 213 na semana passada.

 

Fonte: Decrypt

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8