Solana bate máxima histórica de novos endereços emitidos

SOLANA

Solana com a sua evolução contínua desde a Blockchain, atraindo novos usuários e fortalecendo sua posição no mercado de criptomoedas

Desde a criação da Blockchain, a Solana tem evoluído como tecnologia e como ativo de valor de mercado. Mesmo tendo enfrentado tempos de turbulência, sua recuperação como tecnologia, comunidade e ecossistema nos últimos anos trouxe, não apenas, o retorno de usuários, mas continua cada vez mais atraindo novos membros para a rede.

A adoção orgânica da Solana é sólida e tem crescente interesse do mercado, como investimento, ou como uma blockchain de alto desempenho para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Tudo isso tem sido apoiado pelo aumento considerável do número de carteiras, em que apenas no dia 30 de março de 2024 bateu o recorde de novos endereços, com cerca de 35,9 milhões de endereços criados (resultado parcial do mês).

image 105
Fonte: The Block Data

Outro fator que indica a evolução da Solana como tecnologia é o fato de possuir um dos mais altos Coeficiente Nakamoto (NC)* entre as blockchains proof of stake, o que mostra a resiliência da plataforma contra o risco de operadores de nodes controlarem mais de 33,33% de toda a participação na rede.

image 106
Fonte: Cryptoken Board UÜ — Nakamoto Coefficient

Mas, além disso, a Rede Solana registrou um uptime de 99,94% no período dos últimos 12 meses (1º de março de 2023 a 29 de fevereiro de 2024), sendo que mesmo com a interrupção de 4 horas e 46 minutos em 6 de fevereiro de 2024, todos os fundos se mantiveram seguros.

A Solana tem a meta consistente de ter 100% de atividade na rede e o compromisso de restaurar o acesso rapidamente em casos de inatividade. Assim, a estabilidade e segurança da blockchain estão evoluindo com consistência​​, ampliando o tempo entre interrupções na rede. Ou seja, cada vez mais o período de uptime de 100% tem aumentado, sendo que de 25 fevereiro de 2023 a 31dezembro de 2023 foi o período mais longo entre interrupções, totalizando 309 dias com a rede 100% operante.

Solana tem introduzido inovações como a compressão de estado para reduzir os custos de armazenamento de dados e um plugin que permite a interação de Inteligência Artificial (IA) com a blockchain, facilitando a criação de ferramentas úteis que unem blockchain e inteligência artificial​​. Estas inovações, juntamente com hackathons que atraíram um número recorde de inscrições, demonstram um ecossistema cada vez mais forte e em rápido crescimento​, culminando no aumento expressivo do número de novas carteiras.

Um hackathon feito para fomentar negócios

A realização de competições locais e globais são formas da Solana estimular a criação de novos projetos relevantes no ecossistema. Por isso, os hackathons da Solana são as maiores competições da Web3 do mundo. Já foram distribuídos mais de 600 milhões de dólares em prêmios e investimento de capital para o desenvolvimento de projetos na Rede Solana.

Com inscrições abertas até o dia 8 de abril de 2024, a Solana está promovendo o Hackathon Renascença, que dará mais de R$ 5 milhões em prêmios. E tudo isso não é apenas para “codar” como na maioria dos hackathons, mas sim uma competição de ideias para startups em que cada participante tem a oportunidade de competir e aprender com diversos recursos e mentores que dão suporte técnico para acelerar o próprio crescimento individual e profissional.

Suporte para a comunidade

O Superteam Brasil está promovendo a participação no Hackathon Renascença com suporte educativo aos participantes, desde a atuação online totalmente em português e gratuito em canal do Discord, oferecendo a desenvolvedores de todos os níveis e experiência, conteúdo de teor educacional sobre tecnologia blockchain e Solana até com a disponibilização de mentoria presencial por meio das Build Stations – que são parte da iniciativa de apoiar a comunidade e desenvolvedores Solana, especialmente em ocasiões como hackathons, para dar suporte ao desenvolvimento de projetos em um espaço físico durante alguns dias em que os participantes têm a oportunidade de ter mentoria presencial, receber suporte técnico, participar de workshops, além da experiência de troca com outros profissionais. As build stations estão ocorrendo em dias e locais específicos em algumas cidades brasileiras como Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

Estevão Rizzo, Head of Marketing do Superteam Brasil, destaca que “esses esforços educacionais não só incentivam a inovação e a colaboração dentro do ecossistema da Solana, mas também destacam o compromisso da plataforma em apoiar o desenvolvimento de projetos que podem revolucionar diversas indústrias”.

Reconhecida por sua velocidade, baixos custos, escalabilidade e abordagem ambientalmente consciente, a Solana está impulsionando a adoção em massa, o que resulta no desenvolvimento de novos projetos relevantes e, consequentemente, na abertura crescente de novas carteiras.

Business Partner

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future