Solana (SOL) apresenta novo sistema de taxas para otimizar a rede

solana02 interna 1
A blockchain Solana (SOL) receberá uma importante atualização para prevenir quedas e intermitências. Imagem: Reprodução

Sua blockchain, famosa por constantes problemas de desempenho, está sendo aprimorada pela equipe.

Atualização

Em documento publicado pela Solana Labs, grupo por trás da famosa blockchain, alterações no código são previstas para otimizar a rede. A medida está sendo trabalhada para evitar os vários problemas de desempenho que o ecossistema tem enfrentado nos últimos meses.

Recentemente, a rede da Solana (SOL) sofreu um novo ataque e ficou inoperante por aproximadamente sete horas. Devido ao ocorrido, a criptomoeda nativa da blockchain, à época, caiu 3,46%.

Os desenvolvedores afirmam que a rede principal (mainnet) tem sofrido o “cessamento de produção de blocos como resultado de consenso paralisado”. Em termos leigos, a rede, devido aos ataques, fica incapaz de registrar novos dados; como resultado, o serviço fica congelado.

Solana e NFTs

Segundo os membros da Solana Labs, sua blockchain tem sofrido com intermitências frequentes desde o começo de janeiro, apesar de os problemas acontecerem desde o final de 2021. O motivo seria a atividade de bots (robôs) maliciosos, com o objetivo de roubar tokens não fungíveis (NFTs):

“Um número enorme de transações inbound (algo em torno de 6 milhões por segundo) sobrecarregou a rede, ultrapassando 100gbps de tráfego em nós (nodes) individuais. Não há evidências de um ataque de negação de serviço (DDoS), porém, indícios apontam que bots tentaram obter um NFT durante sua mintagem por meio do popular programa Candy Machine.”

Por meio da atualização, espera-se melhorias na utilização de memória para melhorar a forma como os nós trabalharão com os blocos.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.