Solana ou Binance Smart Chain? Qual é a maior “ameaça existencial” para a Ethereum

Solana e Binance Smart Chain: os novos “Ethereum killerrs”

Pode-se argumentar que o otimismo, o valor e a popularidade da Ethereum ao longo do primeiro trimestre do ano (isto é, antes das correções em todo o mercado) também alimentaram o mesmo para outros. Projetos como Binance Smart Chain e Solana surgiram recentemente para assumir o manto de ser um “Ethereum killer”.

Na verdade, este foi um assunto tocado recentemente por Cain Warwick da Synthetix, com o desenvolvedor alegando que Solana e Binance Smart Chain ganharam mais tração orgânica do que EOS ou Tron no ciclo anterior. Warwick, ao lado de Kyle Samani da Multicoin Capital, foi o último convidado do podcast de Laura Shin esta semana.

De acordo com Warwick, há uma base justificada para tal comparação. Embora empresas como Tron e EOS “tenham jogado muito dinheiro”, elas não ganharam tração suficiente graças ao fato de que o ciclo de mercado anterior foi um mercado em baixa. Este, no entanto, é um mercado altista, ele continuou a apontar, com Warwick acrescentando que os altos preços de gas na Ethereum estão abrindo oportunidades de mercado para outros concorrentes.

O mesmo foi destacado por um relatório recente da OKEx. Por exemplo, enquanto as taxas de transação médias para Ethereum eram pouco menos de $ 10, as mesmas para Solana eram tão baixas quanto $ 0,0002.

Ao fazê-lo, o fundador da Synthetix também procurou esclarecer as posições de alguns desses concorrentes, nomeadamente, Solana e Binance Smart Chain.

Este último, por exemplo, tem estado muito no noticiário graças às preocupações associadas à sua suposta centralização. Warwick, infelizmente, acredita que a descentralização é mais uma necessidade para desenvolvedores, não usuários, com estes últimos mais interessados ​​nos benefícios que podem acumular.

Além do mais, ele também caracterizou a abordagem da Binance Smart Chain como “inteligente”, citando a eficiência de sua estratégia de maximização de lucros.  Isso, disse ele, não precisa necessariamente estar alinhado com a visão da comunidade Ethereum.

O que dizer de seus usuários, entretanto? No que pode ser uma tomada ao contrário do que foi apresentado no passado, Warwick afirmou que a tração da Binance Smart Chain não veio às custas da Ethereum.

“Acho que está retirando um pouco da liquidez, mas acho que é a liquidez que agora está esgotada.”

A dita “tração” pode ser sublinhada pela escala de crescimento vista em algumas métricas da Binance Smart Chain. Por exemplo, enquanto a contagem de endereços exclusivos continuou a aumentar, o número de transações diárias atingiu uma ATH em 14 de maio, antes que correções mais amplas fossem estabelecidas.

chart 2 1

Fonte: BSCScan

 

Curiosamente, de acordo com o executivo da Synthetix, Solana, e não a Binance Smart Chain, será a maior ameaça existencial para a Ethereum, apesar de sua incompatibilidade EVM. Uma pessoa média, argumentou ele, não se preocupa com “considerações imprecisas” como centralização ou descentralização. Ele disse:

“Acho que uma pessoa comum pode fazer uma distinção entre uma rede centralizada e uma rede descentralizada. No entanto, acho que é muito mais difícil fazer essa distinção entre Ethereum e Solana, e isso a torna uma ameaça maior para a Ethereum.”

Um certo grau de imunidade aos efeitos de segunda ordem e suas barreiras à entrada, concluiu Warwick, também apontam para Solana sendo a ameaça mais forte ao domínio da Ethereum.

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.