Solana Pay é o mais novo serviço de pagamentos digitais

Solana lançou um serviço Solana Pay enquanto tenta competir com os grandes no reino dos aplicativos de pagamentos

Em 1º de fevereiro, a Solana Labs anunciou o lançamento do Solana Pay em uma colaboração conjunta Circle, Checkout.com, Citcon, Phantom, FTX e Slope.

O anúncio afirmou que a premissa por trás do novo serviço é que o pagamento real e sua tecnologia subjacente “passam de ser um utilitário de serviço necessário para um verdadeiro canal de comunicação ponto a ponto entre o comerciante e o consumidor”.

O aplicativo permitirá que os usuários enviem stablecoins como USDC de suas carteiras de criptomoedas diretamente para a conta de um comerciante, onde são liquidadas quase instantaneamente com taxas de transação muito baixas.

A próxima fase de seu desenvolvimento permitirá que os comerciantes enviem criptoativos de volta aos consumidores, “o que abrirá novos recursos no comércio que antes não eram possíveis”, de acordo com Sheraz Shere, chefe de pagamentos da Solana Labs.

Shere trabalhou anteriormente na American Express e no Google, ajudando a lançar o Wallet e o Google Pay.

No mundo dos pagamentos

A Solana Pay está entrando em um ecossistema lotado de aplicativos de pagamentos existentes, onde os gigantes da tecnologia Apple e Google atualmente dominam. Há também vários outros grandes players de pagamentos, como o PayPal, que supostamente está trabalhando em seu próprio token , Venmo, Wise, Cash App e Stripe.

Muito poucos deles suportam criptomoedas nativa, no entanto, Solana pretende preencher essa lacuna, indo além de apenas pagar com criptomoeda. Shere elaborou:

Os comerciantes têm aceitado criptomoedas há anos, mas a aceitação geralmente significa estabelecer-se em moedas não estáveis, trocar um intermediário por outro e colar pinos quadrados e furos redondos com fita adesiva.

Ele acrescentou que os comerciantes também devem se beneficiar das vantagens dos pagamentos em cripto descentralizados, como “economia de custos de rede, geração de rendimento DeFi, responsabilidade zero por fraude, liquidação instantânea e propriedade do relacionamento com o cliente”.

A Solana Pay operará principalmente com USDC, mas também permitirá outros ativos de cripto relacionados à rede, como SOL, FTT, SRM. Os preços do SOL caiu 6,92% no dia chegando a US$ 101,70 no momento da redação, no entanto, o ativo ainda estava sendo negociado em queda de 58% em relação à alta histórica de 6 de novembro.

Problemas de desempenho de Solana

Solana tem sido frequentemente apelidado de “assassino do Ethereum” devido à sua maior taxa de transferência, mas também sofreu várias interrupções de rede recentemente, o que torna esse apelido altamente questionável.

No final de janeiro, a rede sofreu uma interrupção de 48 horas causada por bots de arbitragem que enviavam spam ao sistema. Isso ocorreu após um ataque DDOS que o derrubou no início do mesmo mês. Solana também caiu em setembro e dezembro do ano passado devido a problemas de sobrecarga semelhantes, então talvez ainda não esteja pronto para “matar o Ethereum”.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_