Solução promete interoperabilidade entre Ethereum, EOS e Tron
Dapps das redes Ethereum, EOS e Tron poderão se comunicar
Decidir qual blockchain será mais apropriada para um dApp é uma das escolhas mais críticas que qualquer desenvolvedor tenha que fazer. Entretanto, a equipe da Loom Network parece ter atingido o sonho de interoperabilidade que mantém muitos desenvolvedores e entusiastas fantasiando nas redes sociais (além de trabalharem duro para que aconteça).
Em um anúncio publicado em seu blog oficial, a equipe da Loom Network explicou que graças ao desenvolvimento da PlasmaChain, dAPPS executados na rede Tron ou EOS poderão se comunicar sem atritos, interagindo com Ethereum (a blockchain na qual a PlasmaChain se baseia).
“Durante as próximas semanas, a Loom Network publicará integrações para Tron e EOS na PlasmaChain – efetivamente permitindo que os desenvolvedores de dApps ofereçam suas criações a usuários em todas as três cadeias simultaneamente.”
A equipe da Loom afirmou que eles adotaram uma aproximação “agnóstica” para desenvolver um produto que seria útil para diversos usuários, estando eles cientes de que tal decisão pode gerar alguns reboliços.
Embora o Ethereum seja a segunda blockchain mais importante do ecossistema, o crescimento de outras blockchains focadas em dApps é inegável. Vindo com uma solução que permite aos desenvolvedores exporem seus produtos a usuários de redes rivais, sem ter que fazer qualquer tipo de reprogramação, é uma decisão sábia – tanto do ponto de vista econômico, quanto do ponto de vista tecnológico.
“A questão é, desenvolvedores de dApps querem o máximo de usuários possível utilizando seus produtos e gastando com seus serviços – e eles gravitarão em torno de qualquer plataforma que oferecer isso.”
A equipe da Loom Network explica ainda que a PlasmaChain gera um tipo de terreno comum, no qual, da perspectiva do usuário, é irrelevante decidir qual blockchain utilizar, tendo em vista que qualquer um pode acessar o dApp e pagar em qualquer token (ETH, EOS, TRX ou qualquer token ERC20). De acordo com os desenvolvedores, a PlasmaChain é um tipo de “segunda camada universal”.
Em outras palavras, usuários da Ethereum, EOS e Tron poderão interagir de forma sem atrito com os dApps da PlasmaChain, como se eles fossem dApps de cada uma dessas plataformas.
A Loom Network permite que usuários façam compras na primeira camada Ethereum, e recebam o ativo comprado na camada 2. Essa operação leva menos de três segundos, e não possui custos adicionais.
A equipe Loom não realizou uma publicação oficial ainda, entretanto, de acordo com as declarações, a PlasmaChain já deve estar em fase final de desenvolvimento.
Fonte: Ethereum World News