S&P Dow Jones lançará índices de criptomoedas em 2021
S&P Dow Jones Indices agora se junta a outras grandes empresas na corrida para aquisição de Bitcoin e criptomoedas
A S&P Dow Jones Indices, uma divisão da provedora de dados financeiros S&P Global Inc, disse na quinta-feira que lançará índices de criptomoedas em 2021, tornando-se a última grande empresa financeira a entrar na classe de ativos nascente.
Os produtos da marca S&P DJI usarão dados da empresa de moeda virtual Lukka, com sede em Nova York, em mais de 550 das moedas mais negociadas, disseram as empresas.
Os clientes da S&P poderão trabalhar com o fornecedor do índice para criar índices personalizados e outras ferramentas de benchmarking em criptomoedas, disseram a S&P e a Lukka em um comunicado conjunto.
A S&P e a Lukka esperam que dados de preços mais confiáveis tornem mais fácil para os investidores o acesso à nova classe de ativos e reduzam alguns dos riscos do mercado muito volátil e especulativo, disseram eles.
“Com ativos digitais como criptomoedas se tornando uma classe de ativos emergente rapidamente, é o momento certo para benchmarks independentes, confiáveis e fáceis de usar”, disse Peter Roffman, chefe global de inovação e estratégia da S&P Dow Jones Indices.
A mudança de um dos provedores de índice mais conhecidos do mundo pode ajudar as criptomoedas a se tornarem investimentos mais convencionais.
Ela vem enquanto o Bitcoin continua a subir para níveis recordes em relação ao dólar, impulsionado pelo aumento da demanda de investidores que dizem que a moeda virtual é uma proteção contra a inflação e um ativo porto-seguro.
O Bitcoin estava sendo negociado a US $ 19.300 nas últimas negociações de quinta-feira, tendo disparado cerca de 170% este ano.
As criptomoedas existem há mais de uma década, mas começaram a atrair mais interesse de grandes empresas financeiras nos últimos anos.
Grandes empresas, incluindo Fidelity Investments e Nomura Holdings Inc do Japão, começaram a guardar Bitcoin e outras criptomoedas para investidores institucionais, enquanto as principais bolsas começaram a oferecer derivados de Bitcoin.
O surgimento de uma infraestrutura de mercado mais convencional tornou a classe de ativos mais acessível para investidores institucionais, com gestores de fundos de hedge como Paul Tudor Jones e Stanley Druckenmiller dizendo que incluem Bitcoin em suas amplas estratégias de investimento.
Fonte: Reuters