SpaceX: Dragon atraca na Estação Espacial Internacional 19 horas após o lançamento

Na noite de ontem o foguete Falcon 9 da SpaceX decolou carregando uma espaçonave Crew Dragon

Os astronautas a bordo da Dragon atracaram com sucesso na Estação Espacial Internacional na manhã de domingo, 19 horas após o bem-sucedido lançamento da NASA-SpaceX.

“Docking confirmado! @AstroBehnken e @Astro_Doug entraram oficialmente na @Space_Station às 10h16 ET”

Jim Bridenstine, administrador da NASA, disse que estava “muito orgulhoso” após o lançamento do sábado.

“Pela primeira vez em nove anos, lançamos astronautas americanos em foguetes americanos de solo americano. Estou tão orgulhoso da equipe @NASA e @SpaceX por tornar esse momento possível”, tuitou Bridenstine.

Elon Musk se emociona com lançamento

O fundador da SpaceX, Elon Musk, ficou emocionado depois que sua empresa lançou astronautas para o espaço pela primeira vez no sábado (30 de maio).

“Estou realmente muito emocionado neste dia, então é meio difícil falar, francamente”, disse Musk em uma entrevista coletiva após o lançamento no Centro Espacial Kennedy da NASA, na noite de sábado. “Faz 18 anos trabalhando para esse objetivo, por isso é difícil acreditar que isso aconteceu.”

Os comentários de Musk vieram algumas horas depois que o foguete Falcon 9 da SpaceX decolou do histórico Launch Complex 39A do centro, carregando uma espaçonave Crew Dragon com os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley a bordo.

Ao lançar com sucesso sua nova espaçonave Crew Dragon com astronautas a bordo pela primeira vez, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a lançar astronautas para a NASA. O voo de teste sem tripulação, chamado Demo-2, também é o primeiro lançamento tripulado dos Estados Unidos desde que o programa de ônibus espaciais terminou em 2011. SpaceX e Boeing foram selecionados para o programa de tripulação comercial da NASA para afastar a agência de sua dependência do russo Soyuz voar com astronautas depois que o programa de ônibus foi retirado.

“Acho que isso é algo particularmente importante nos Estados Unidos, mas apela a todos em todo o mundo que tem dentro deles o espírito de exploração”, disse Musk. “Isso é algo que eu acho que a humanidade deveria estar empolgada e com o orgulho de ter ocorrido neste dia.”

Fontes: ABC News e Live Science

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.