SpaceX perde outro protótipo Starship em explosão maciça

Mais uma versão do protótipo Starship da SpaceX vai ao chão

Um quarto protótipo do foguete Starship da próxima geração da SpaceX explodiu logo após um teste no local de testes da empresa no sul do Texas na sexta-feira. Logo após a SpaceX ligar o motor no foguete de teste, uma enorme bola de fogo envolveu o veículo em chamas, deixando pouquíssimo hardware ainda de pé e aparentemente causando danos ao local.

Protótipo da SpaceX Starship explodiu durante o teste | Avalanche ...

O teste fracassado ocorre apenas um dia antes da SpaceX definir um lançamento que enviará dois astronautas para a Estação Espacial Internacional. Essa missão histórica ocorrerá em Cabo Canaveral, na Flórida, no foguete Falcon 9, da SpaceX, que já voou mais de 100 vezes antes.

Embora o fracasso do protótipo da Starship não esteja vinculado à próxima missão da NASA, o CEO da SpaceX, Elon Musk, disse à Aviation Week que a SpaceX planejava interromper o desenvolvimento da nave enquanto a empresa focava em seu primeiro voo tripulado. “Redirecionei as prioridades da SpaceX para focar muito no lançamento da tripulação”, disse Musk à Aviation Week durante uma entrevista em podcast publicada em 26 de maio. “Então, isso vai desacelerar as coisas na frente da Starship.”

O protótipo que acabou de explodir serve para testar o design da futura Starship da SpaceX, um foguete gigante que a empresa deseja criar para enviar pessoas para destinos espaciais como a Lua e Marte. A SpaceX vem construindo várias versões de teste da Starship no local de trabalho da empresa em Boca Chica, Texas.

Hoje, a empresa acionou o principal motor Raptor no mais recente protótipo da Starship enquanto mantinha o veículo pressionado, um tipo de teste conhecido como fogo estático. Era o quinto teste estático de incêndio que a SpaceX havia realizado nas últimas semanas.

A explosão marca mais uma falha que destruiu um protótipo da Starship. A SpaceX já perdeu três versões de teste anteriores do veículo durante testes pressurizados que causaram a explosão ou implosão dos veículos. Esta Starship em particular se deu melhor no processo de teste do que as outras. Com essa falha mais recente, parece improvável que algo possa ser recuperado e parece haver algum dano na área ao redor do local do teste. Não está claro se alguém foi ferido na explosão.

Se o protótipo da Starship permanecesse intacto, a SpaceX tinha planos de pilotar o veículo em um teste de voo em baixa altitude nos próximos dias. Em 28 de maio, a Administração Federal de Aviação concedeu à SpaceX uma licença para realizar “missões suborbitais de veículos de lançamento reutilizáveis” com o veículo fora de Boca Chica.

A FAA também impôs restrições de ar sobre o local de lançamento em 1º de junho, impedindo que os veículos voassem abaixo de 6.000 metros sobre a área. Agora, essas restrições provavelmente serão levantadas à medida que a SpaceX trabalhar em seu próximo protótipo.

Fonte: The Verge

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.