SpaceX: potenciais locais de pouso em Marte descobertos

O Mars Reconnaissance Orbiter da NASA capturou imagens de alguns locais para pouso em Marte

A SpaceX não está brincando sobre seus planos para Marte. A empresa espacial de Elon Musk parece ter solicitado imagens de possíveis locais de pouso em Marte da NASA.

O banco de dados da câmera Mars Reconnaissance Orbiter HiRise inclui um pequeno grupo de imagens rotuladas como “Possível local de pouso para Starship SpaceX”.

Starship é a nave espacial de próxima geração da SpaceX. Ela foi criada para atuar na órbita da Terra, bem como na lua e, eventualmente, Marte. A Starship está passando por um processo de desenvolvimento bastante rápido. Atualmente a SpaceX está construindo dois protótipos orbitais e acaba de concluir um teste bem-sucedido de seu protótipo Starhopper como um teste de seu mecanismo Raptor.

Robert Zimmerman, do blog Behind the Black, parece ser a primeira pessoa a chamar atenção para as imagens da NASA. O site humanMars.net, focado em Marte, conseguiu um post próprio no domingo.

“As imagens rotuladas como “Possível local de pouso para Starship SpaceX na região de Arcadia” foram encontradas nas últimas versões do @HiRISE.

Isso significa que a @SpaceX já está avaliando silenciosamente o melhor local para pousar as primeiras naves em #Mars. “

O banco de dados de imagens do HiRise é pesquisável por qualquer pessoa. Essas imagens relacionadas à SpaceX provavelmente foram publicadas em uma atualização recente de agosto. O MRO capturou as imagens em junho e julho.

Embora a SpaceX esteja a anos de lançar uma missão real em Marte, não custa nada começar a procurar possíveis locais de pouso. A NASA inicia suas próprias avaliações com bastante antecedência antes de enviar um veículo espacial ou rover para o Planeta Vermelho.

A NASA está focada na lua agora como ponto de partida para Marte, mas a agência espacial já considerou locais de Marte para exploração humana. Um grupo de trabalho em 2015 propôs 47 possíveis pontos de aterrissagem.

As imagens HiRise da SpaceX indicam que a empresa está interessada principalmente na região de Arcadia, em Marte, que possui vulcões e grandes planícies abertas. A Starship precisaria de um local bastante suave, livre de grandes rochas para pousar. As imagens MRO mostram principalmente áreas planas que parecem candidatas sólidas para a Starship.

O surgimento dessas imagens não é uma surpresa. Já se sabia que a SpaceX estava pensando em regiões tentadoras do Planeta Vermelho. É divertido ver as imagens e imaginar a brilhante Starship descendo até a superfície de Marte em um desses lugares.

Imagem de Noupload por Pixabay

Fonte: CNET

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.