SpaceX: potenciais locais de pouso em Marte descobertos

O Mars Reconnaissance Orbiter da NASA capturou imagens de alguns locais para pouso em Marte

A SpaceX não está brincando sobre seus planos para Marte. A empresa espacial de Elon Musk parece ter solicitado imagens de possíveis locais de pouso em Marte da NASA.

O banco de dados da câmera Mars Reconnaissance Orbiter HiRise inclui um pequeno grupo de imagens rotuladas como “Possível local de pouso para Starship SpaceX”.

Starship é a nave espacial de próxima geração da SpaceX. Ela foi criada para atuar na órbita da Terra, bem como na lua e, eventualmente, Marte. A Starship está passando por um processo de desenvolvimento bastante rápido. Atualmente a SpaceX está construindo dois protótipos orbitais e acaba de concluir um teste bem-sucedido de seu protótipo Starhopper como um teste de seu mecanismo Raptor.

Robert Zimmerman, do blog Behind the Black, parece ser a primeira pessoa a chamar atenção para as imagens da NASA. O site humanMars.net, focado em Marte, conseguiu um post próprio no domingo.

https://twitter.com/human_Mars/status/1168191789783601153?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1168191789783601153&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.cnet.com%2Fnews%2Fspacex-starship-potential-mars-landing-sites-uncovered-in-nasa-images%2F

“As imagens rotuladas como “Possível local de pouso para Starship SpaceX na região de Arcadia” foram encontradas nas últimas versões do @HiRISE.

Isso significa que a @SpaceX já está avaliando silenciosamente o melhor local para pousar as primeiras naves em #Mars. “

O banco de dados de imagens do HiRise é pesquisável por qualquer pessoa. Essas imagens relacionadas à SpaceX provavelmente foram publicadas em uma atualização recente de agosto. O MRO capturou as imagens em junho e julho.

Embora a SpaceX esteja a anos de lançar uma missão real em Marte, não custa nada começar a procurar possíveis locais de pouso. A NASA inicia suas próprias avaliações com bastante antecedência antes de enviar um veículo espacial ou rover para o Planeta Vermelho.

A NASA está focada na lua agora como ponto de partida para Marte, mas a agência espacial já considerou locais de Marte para exploração humana. Um grupo de trabalho em 2015 propôs 47 possíveis pontos de aterrissagem.

As imagens HiRise da SpaceX indicam que a empresa está interessada principalmente na região de Arcadia, em Marte, que possui vulcões e grandes planícies abertas. A Starship precisaria de um local bastante suave, livre de grandes rochas para pousar. As imagens MRO mostram principalmente áreas planas que parecem candidatas sólidas para a Starship.

O surgimento dessas imagens não é uma surpresa. Já se sabia que a SpaceX estava pensando em regiões tentadoras do Planeta Vermelho. É divertido ver as imagens e imaginar a brilhante Starship descendo até a superfície de Marte em um desses lugares.

Imagem de Noupload por Pixabay

Fonte: CNET

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.