Spotify investindo na “Podosfera”: O universo do podcast
O que é podcast?
O podcast é como um programa de rádio, com a diferença de trazer um conteúdo sob demanda. Você escolhe o que vai ouvir na hora que quiser. É só dar o play e a mágica está feita. Em termos mais técnicos, o podcast é um conteúdo de mídia normalmente em áudio transmitido via RSS. Pode estar agregado em uma infinidade de aplicativos e plataformas.
Spotify investe em podcast
No ano passado a maior companhia de streaming de música do mundo, se preparou para se tornar uma gigante de streaming de áudio.
O Spotify comprou duas empresas de podcasts, a Anchor e a Gimlet Media. Os valores não foram revelados, mas analistas avaliaram a Anchor em U$ 150 milhões (aproximadamente R$ 560 milhões), enquanto a Gimlet, U$ 200 milhões (R$ 740 milhões).
“O Spotify planeja fazer no ramo dos podcasts o que fez no da música, oferecendo curadoria, personalização e serviços de recomendação, além de desenvolver ferramentas para podcasters e recolher dados para eles”. Disse o presidente-executivo, Daniel Ek.
Podcasts gratuitos do Spotify no Brasil
O Spotify lançou ainda no ano passado uma campanha de divulgação com podcasts gratuitos em seu acervo, tanto pra usuários Premium como gratuitos. Ainda é possível salvar os podcasts para ouvir offline quando quiser, com diversos temas como educação, música, política, humor, tecnologia, entretenimento, entre outros.
Dentre os mais populares no Brasil temos, o Nerdcast (Jovem Nerd) e o Mamilos.
O Nerdcast, apresentado por Alexandre Ottoni e Deive Pazos está no ar desde março de 2006, conta com temas sobre cinema, história, tecnologia, quadrinhos, séries, cotidiano, jogos e tudo do mundo nerd.
Mamilos, apresentado por Cris Bartis e Ju Wallauer está no ar desde 2014, tem uma legião de fãs que toda semana aprendem ouvindo debates importantes sobre diversos temas polêmicos.
Conquistas alcançadas
O investimento feito no poscast deu resultado. No segundo semestre desse ano o Spotify revelou ter atingido marca superior a 108 milhões de assinantes, aumentando em mais de 8 milhões o número de assinantes relativo ao semestre anterior, alcançando a marca de 232 milhões de usuários ativos.
O Spotify visa transformar os fãs de podcast em podcasters
O Spotify está testando um novo recurso chamado: “Criar podcast” que foi descoberto pela Jane Manchung Wong (@wongmjane), que destacou em seu tweet a versão da Anchor no Brasil.
https://twitter.com/wongmjane/status/1166435390988750848
Como podemos notar na imagem do tweet no topo da lista temos a opção de criar posdcast, ao clicar nesse botão o usuário é direcionado a baixar, o Anchor, o aplicativo de criação de podcast que o Spotify adquiriu anteriormente.
O Spotify também lançou uma lista de reprodução personalizada que mistura músicas com podcasts, abriu sua ferramenta de envio de podcasts para todos os criadores e redesenhou sua navegação no aplicativo para colocar os podcasts em pé de igualdade com a música, apenas em 2019. A empresa está claramente dobrando os podcasts como um elemento-chave de sua plataforma geral, aproveitando uma série de aquisições no conteúdo e na criação.
Por que investir em podcast?
O podcast é uma forma do Spotify diversificar o seu serviço e fazer uma nova linha de negócios.
“As pessoas ouvem música, predominantemente, mas os podcasts intensificam a experiência”, disse Daniel Ek.
Daniel estima que o mercado de vídeo comande com U$ 1 trilhão, e o de música e rádio juntos alcancem U$ 100 bilhões.
“A questão que sempre me pergunto é: Será que os olhos valem mesmo dez vezes mais que os ouvidos? E não acho que isso seja verdade,” disse. “Se acrescentarmos novas oportunidades de monetização, o setor vai crescer, e essa é a oportunidade”.
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.