Square e Blockstream se preparam para lançar mineradora de Bitcoin movida a energia solar

Uma mineradora de Bitcoin movida a energia solar chegará aos Estados Unidos graças a Jack Dorsey da Square e Adam Back da Blockstream.

Jack Dorsey continua mostrando seu apoio à rede Bitcoin, desta vez por meio da empresa de serviços financeiros que ele dirige – Square Inc. A empresa fez parceria com a Blockstream para construir uma mineradora de BTC movida a energia solar.

Mineração de Bitcoin com energia solar chegando nos EUA

A mineração de bitcoins tornou-se um tema quente dentro e fora da comunidade de criptomoedas desde que Elon Musk citou os níveis de consumo de energia do ativo como a principal razão pela qual a Tesla abandonou os pagamentos BTC por seus produtos.

Embora tenha se passado menos de um mês desde então, várias organizações e indivíduos proeminentes já tomaram medidas para lidar com essas preocupações, incluindo o estabelecimento do Conselho de Mineração de Bitcoin.

A iniciativa mais recente vem da Blockstream e da Square. As duas empresas se uniram para criar uma mineradora movida a energia solar de código aberto em um dos locais de mineração da Blockstream nos EUA.

Eles prometeram permanecer transparentes durante todo o processo, compartilhando detalhes da economia do projeto e “o conhecimento obtido com a construção de uma mineradora de Bitcoin movida a energia renovável”.

Square e Blockstream visam “aumentar a conscientização e mostrar como a mineração de Bitcoins em conjunto com a energia renovável pode ajudar a impulsionar a transição para a energia limpa”.

Para fazer isso, a Blockstream lançará um painel de acesso gratuito mostrando métricas em tempo real do desempenho do projeto, incluindo bitcoin extraído e saída de energia.

“Esperamos demonstrar que uma instalação de mineração renovável no mundo real não só é possível, mas também provar empiricamente que o Bitcoin acelera o mundo em direção a um futuro sustentável.” – disse Chris Cook, CIO e chefe de mineração da Blockstream.

Square investe US$ 5 milhões

A empresa de serviços financeiros disse que investirá US $ 5 milhões na instalação, enquanto a Blockstream fornecerá a infraestrutura necessária. O líder ESG global da Square, Neil Jorgensen, indicou que o projeto “servirá como um estudo de caso contínuo e transparente que nos permitirá aprender juntos a economia da unidade específica de mineração de Bitcoin de energia limpa”.

Assim, a Square dobrou seu suporte para o BTC. Anteriormente a empresa colocou o BTC em seu patrimônio, alocando US$ 50 milhões.

Além disso, o CEO da empresa, Jack Dorsey, elogiou e destacou abertamente a importância da rede Bitcoin. O exemplo mais recente ocorreu há poucos dias, durante a Conferência Bitcoin de 2021, onde ele chamou BTC de a obra mais importante de sua vida. Além disso, ele disse que trocaria o Square e o Twitter pelo Bitcoin se fosse necessário.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.