Square: mineração de bitcoin pode acelerar o uso de energias renováveis

A Square, em colaboração com a ARK Invest, publicou um white paper para mostrar como a mineração de bitcoin pode acelerar o uso de energias renováveis.

O artigo feito pela Bitcoin Clean Energy Initiative pretende ser um ponto de partida comum para compartilhar uma nova visão dentro da qual a mineração de bitcoins, em combinação com energia renovável e armazenamento de energia, poderiam ser particularmente adequada para acelerar o processo contínuo de transição de energia.

ARK Invest, o renomado fundo de investimento de Cathie Wood que está tendo um grande interesse em bitcoin, também participou da redação deste artigo, publicado pela Square.

ARK Invest produziu um modelo que mostra como a mineração de bitcoin pode realmente ajudar a aumentar o uso de energias renováveis ​​e armazenamento de energia, bem como promover o desenvolvimento de uma nova rede e reduzir os custos de eletricidade.

De acordo com a Square, as energias solar e eólica produzem energia mais barata do que os combustíveis fósseis, o que deve tornar essas fontes renováveis ​​de energia onipresentes.

No entanto, sua implantação é dificultada por uma limitação óbvia, ou seja, eles produzem energia não quando são necessários, mas frequentemente quando a demanda é baixa. As baterias podem resolver esse problema, mas não são baratas o suficiente.

Projeto de mineração de bitcoin da Square

Para superar esta limitação, um novo ecossistema teria que ser construído em que solar, vento, baterias e mineração de bitcoin coexistam para formar uma “rede verde” baseada quase exclusivamente em energia renovável.

Segundo o paper da Bitcoin Clean Energy Initiative, isso seria viável sem comprometer a viabilidade do setor.

Além disso, especula-se que os mercados de bitcoin e energia estão convergindo, com os proprietários de ativos de energia provavelmente se tornando mineradores no futuro.

O artigo afirma:

“Executivos de serviços públicos, fundos de infraestrutura sustentável e desenvolvedores de armazenamento em escala de grade estão bem posicionados para acelerar este futuro alinhando seu roteiro estratégico e implantando investimentos em grande escala na sinergia emergente entre mineração de bitcoin e produção de energia limpa”.

Em outras palavras, a mineração de bitcoin pode desempenhar um papel concreto ao facilitar o rápido desenvolvimento de uma nova infraestrutura de energia capaz de armazenar energia produzida a partir de fontes renováveis e, em seguida, distribuí-la quando a demanda aumentar. Trata-se de um projeto de grande porte, que em tese poderia revolucionar a produção e o consumo de energia, favorecendo o uso de fontes renováveis em detrimento das poluentes.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.