Stablecoins valorizaram durante a crise do coronavírus

O valor de mercado das stablecoins aumentou US $ 1,5 bilhão no mês passado durante a crise de coronavírus.

À medida que o mercado tradicional cai e as criptomoedas permanecem estagnadas, alguns investidores podem estar migrando para às stablecoins. O mercado de stablecoins valorizou US $ 1,5 bilhão no último mês e agora está avaliado em mais de US $ 7 bilhões, de acordo com dados da Coin Metrics.

Em um debate recente sobre a valorização das stablecoins, o co-fundador da Coin Metrics, Nic Carter, disse que isso pode estar relacionado ao medo, à medida que os EUA imprimem e injetam dinheiro fiduciário nos mercados para conter as conseqüências de uma desaceleração econômica global.

Com o mercado de ações dos EUA e a liquidação do mercado de criptomoedas nas últimas semanas, onde os investidores mudaram para ativos menos arriscados, como dinheiro, talvez alguns investidores tenham fugido para stablecoins atreladas ao dólar porque são as coisas mais próximas do dinheiro durante uma crise de liquidez. De acordo com Carter, esse não é o único motivo possível. “Esse momento das stablecoins, não são apenas ativos de risco de criptomoedas voltando para stablecoins”, disse ele via Twitter. “Há alguns dados demográficos por aí convertendo dólares digitais em moeda FIAT.”

Carter apontou ainda o crescimento das stablecoins no Ethereum, já que seu valor circulando no Ethereum se aproximou do valor de Ether, a criptomoeda que alimenta o blockchain.

Quando perguntado sobre os possíveis efeitos do crescimento de stablecoins no Ethereum, Carter confirmou que isso pode significar que se os usuários da blockchain começarem a usar stablecoins denominados em dólares americanos para liquidar transações e pagar taxas, isso diminuiria a demanda por Ether, ” o que afeta negativamente todo o sistema, pois reduz a receita da mineradora ”, afirmou.

Por que o efeito é mais pronunciado no Ether do que no Bitcoin? “A diferença é que o bitcoin não tem uma presença significativa de stablecoins”, disse ele. “O Tether era muito grande no bitcoin, mas migrou para o ETH.”

No entanto, o maior efeito da crise econômica – e o correspondente boom das stablecoins – pode ser uma aceleração na implantação de moedas digitais do banco central (CBDCs).

Carter disse: “Um período prolongado de distribuição direta do governo a indivíduos certamente poderia aumentar a urgência de criar um CBDC”. No entanto, ele disse, talvez não seja breve o bastante para ajudar com a atual pandemia: “Não tenho certeza de que um CBDC voltado para o varejo possa ser revertido com rapidez suficiente para ser aplicável”.

Fonte: Decrypt

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.