Starbucks usa blockchain para rastrear café graças à Microsoft

A Starbucks lançou uma nova iniciativa para a rastreabilidade de seus produtos em blockchain graças à Microsoft.

De acordo com a Bloomberg, desde ontem os clientes da famosa rede de cafetarias dos Estados Unidos podem utilizar um código que vem na embalagem de café para saber de onde vêm os grãos e onde foram torrados, como obter conselhos sobre a sua preparação.

Da mesma forma, a empresa disponibiliza um código aos agricultores para que possam monitorar seus produtos.

Até agora os agricultores não eram capazes de saber em que misturas seus produtos eram usados, por exemplo, enquanto com este novo sistema eles conseguem saber.

A vice-presidente global de café, chá e cacau da Starbucks, Michelle Burns, disse:

“Pudemos rastrear cada café que compramos em cada fazenda por quase duas décadas. Isso nos permitiu ter a base para construir agora uma ferramenta amigável e voltada para o consumidor, que certamente fornece aos nossos clientes a confiança de que sabemos de onde vem todo o nosso café ”.

A nova blockchain da Starbucks foi desenvolvida em colaboração com a Microsoft, mas os detalhes técnicos de seu funcionamento ainda não estão disponíveis.

No entanto, é concebível que seja baseado em uma DLT centralizada, ou seja, não é uma blockchain real.

O objetivo é elevar o nível de confiança do consumidor, principalmente dos consumidores mais jovens preocupados com sustentabilidade, talvez devido à concorrência que a empresa enfrenta nas pequenas cafeterias artesanais onde o café é torrado diretamente no fundo da própria loja.

Parece que os millennials estão cada vez mais interessados ​​em saber de onde vêm os alimentos que consomem, como foram cultivados e se foram produzidos de forma sustentável e ética, e isso de fato obriga as empresas maiores a passar por algumas mudanças.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.