Startup lança celular baseado em criptografia e realiza primeira “ligação blockchain”

Sistema operacional do aparelho é compatível com aplicativos Android

startup Pundi X lançou recentemente um dispositivo PoS (Point-of-Sale) baseado em criptografia, do qual afirma ter realizado a primeira ligação blockchain. 

O XPhone, desenvolvido para facilitar pagamentos em criptomoedas, não utiliza nenhuma operadora móvel centralizada. O aparelho funciona por meio do Blockchain Function X, uma rede interna desenvolvida pela Pundi X.

A chamada foi realizada no evento XBlockchain Summit, em Bali.

De acordo com a mídia, a nova rede possui componentes essenciais que a tornam uma solução verdadeiramente descentralizada.

Leia mais: Relatório aponta que banqueiros internacionais não enxergam criptomoedas como risco à estabilidade econômica

Os desenvolvedores da Pundi X declararam que o sistema operacional é compatível com os aplicativos Android. Dessa forma, a transição de dados para a plataforma é facilitada.

“Os usuários poderão compartilhar dados do mesmo modo que fazem online com segurança através do blockchain”, dizia um post sobre o aparelho.

De acordo com um dos fundadores da Pundi X, Pitt Huang, o ecossistema Function X será como um “nó, e cada um possuirá seu próprio endereço e chave privada”.

Aparentemente, a Pundi X não é a única empresa atuando na área. A startup Sirin Labs e a HTC também estão desenvolvendo aparelhos baseados no conceito e tecnologia do blockchain.

Leia mais: Maior exchange de criptomoedas de Vancouver tem CA$28 milhões congelados pelo Banco Imperial desde janeiro

FONTE: CCN