Steam retira jogo de sua plataforma após o mesmo minerar Monero nos computadores dos jogadores

A Valve removeu um jogo de sua plataforma Steam, por supostamente invadir computadores de seus jogadores para minerar Monero, relatou o Motherboard em 30 de julho.

Leia mais: Gibraltar United será o primeiro time de futebol a pagar seus jogadores com criptomoedas

O jogo Abstractism foi retirado da loja, sob acusações de práticas enganosas e cripto invasão, bem como sua desenvolvedora foi retirada da plataforma. A Steam agiu após reclamações realizadas por diversos usuários, afirmando que o arquivo setup do jogo incluía um vírus Trojan e um malware, disfarçados para parecerem o processo e launcher steam.exe.

Investigações mais aprofundadas foram conduzidas por diferentes jogadores, que descobriram que os programas eram mineradores de criptomoedas que infectavam os computadores dos usuários para minerar Monero.

A desenvolvedora de jogos Okalo Union e a publicante dead.team lançaram Abstractism na Steam no dia 15 de março. Segundo o Motherboard, haviam diversos sinais indicando que o jogo estaria executando processos sem o consentimento do jogador. Por exemplo, desenvolvedores encorajavam os jogadores a continuarem executando o jogo, mesmo que não estivesse em uso, em troca de itens raros.

Um usuário relatou um golpe relacionado a um item do jogo na comunidade da Steam. O item possuía o mesmo nome e arte de um colecionável de outro jogo, Team Fortress 2. Os gamers então especularam que a similaridade era intencional, sendo parte de uma tentativa de fazer com que compradores inatentos adquirissem um item caro por engano, que não funcionaria no Team Fortress 2.

Leia mais: Projeto secreto da Tron foi revelado: conheça o Atlas

Abstracism

O YouTuber SidAlpha e outros usuários notaram que executar um jogo pequeno utilizava uma quantidade desproporcional de recursos do sistema, além de ativar alertas de malware.

A Okalo Union negou as alegações, declarando que o consumo elevado de CPU e GPU, que são grandes sinais de mineração de criptomoedas, era causado quando o jogador executava o jogo com configurações gráficas de alta definição.

“O Abstractism não minera criptomoedas. Provavelmente, você está jogando com uma configuração de gráfico com alta definição, pois eles requerem certo esforço do seu CPU e sua GPU, em virtude do pós-processamento da renderização de efeitos.”

Um usuário, não convencido pela resposta da Okalo Union, atirou de volta:

“P**ra nenhuma. Vocês não deveriam estar nesta plataforma, seus golpistas f***dos. Uma coisa é fazer softwares de mineração, e outra é infectar os computadores de seus clientes com vírus, ferrando eles conscientemente para ganho monetário próprio.”

Em 2016, a Valve anunciou que a plataforma Steam aceitaria oficialmente pagamentos efetuados por meio de Bitcoin. Contudo, em dezembro do ano passado, a Steam parou de aceitar BTC por conta das altas taxas de processamento e sua volatilidade.

Leia mais: Analistas afirmam: criptomoeda chinesa pode ser maior do que o Bitcoin

Fonte: The Cointelegraph