Steve Wozniak, co-fundador da Apple, revela que golpista lhe roubou 7 bitcoins
Se você foi vítima de algum golpe envolvendo criptomoedas, provavelmente está muito envergonhado pra admitir publicamente. Contudo, você deve pegar leve consigo mesmo, pois até o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, já perdeu algumas bitcoins para um experiente e versado artista dos golpes.
Leia mais: Poloniex é comprada por empresa de pagamentos Circle
Wozniak relatou este embaraçoso incidente durante o Economic Times Global Business Summit, explicando ter vendido aproximadamente 7 bitcoins para um comprador que utilizou um número de cartão de crédito roubado. O pagamento foi cancelado, provavelmente pelo verdadeiro dono do cartão, deixando o magnata da tecnologia com a carteira vazia.
“O blockchain identifica quem tem bitcoins, mas isso não quer dizer que ele é ‘infraudável’. Roubaram 7 das minhas bitcoins através de uma fraude. Alguém as comprou de mim online utilizando um cartão de crédito, e então o comprador cancelou o pagamento. Foi fácil assim! E foi de um cartão de crédito falso, então eu nunca poderei recuperar a quantia,” afirmou Steve.
Wozniak revelou em janeiro que liquidou boa parte de suas Bitcoins quando a principal criptomoeda estava cotada próxima à sua marca mais alta, explicando estar mais interessado no Bitcoin, no início, por sua utilidade. Contudo, ele acabou ficou viciado em suas variações de valor.
Leia mais: Polônia refuta alegações de que estaria interessada na Petro, criptomoeda venezuelana
De qualquer forma, o incidente é curioso, tendo em vista que o bom senso nos diz para nunca vender Bitcoin — cujas transações não podem ser revertidas — a um comprador desconhecido, que está efetuando o pagamento através de um cartão de crédito, que pode ser cancelado posteriormente.
Os moradores dos Estados Unidos têm acesso a uma variedade de corretagens e plataformas de troca que cobram pequenas taxas para proteger vendedores de riscos da contraparte.
Wozniak nunca revelou quantas bitcoins possui, embora tenha dito que comprou o ativo quando este estava cotado próximo dos US$700. Dependendo do quão grande era a quantia, Wozniak pode ter completado a transação através das muitas plataformas para venda de balcão, que processam vendas de criptomoedas para clientes institucionais.
Tendo em vista que o empreendedor e investidor sempre descreveu seu interesse em Bitcoin como um “experimento”, e não um investimento, talvez fosse melhor uma troca realizada via P2P. Parece, entretanto, que ele aprendeu uma cara lição no processo.
Leia mais: Vendas de drogas através de Bitcoin são descobertas em Academia Naval dos Estados Unidos
Fonte: CCN.com
Edição: WeBitcoin