Streamers da Twitch estão recebendo avisos de direitos autorais (novamente)

E desta vez parece ser um “banho de sangue”

O problema de músicas na Twitch explodiu novamente, com a empresa enviando avisos de alerta DMCA (violação de direitos autorais) em massa para sua enorme população de streamers. A notícia foi flagrada pelo incansável consultor de esportes eletrônicos Rod “Slasher” Breslau, que postou no Twitter a informação.

“O banho de sangue da Twitch DMCA começou, já que centenas de streamers parceiros receberam e-mails da Twitch como notificações de remoção de DMCA.”

Mas há algumas coisas engraçadas acontecendo aqui. Primeiro, a Twitch está dizendo aos streamers que parte de seu conteúdo foi identificado como violação de direitos autorais e que, em vez de permitir que os streamers apresentem contra-reivindicações, está excluindo o conteúdo; segundo, a empresa está dizendo aos streamers que está dando avisos, em oposição a ataques diretos de direitos autorais.

O DMCA – isto é, o Digital Millennium Copyright Act – permite que sites como a Twitch hospedem conteúdo gerado pelo usuário sob uma cláusula coloquialmente conhecida como porto seguro. Basicamente, ele diz que as plataformas não podem ser processadas se tomarem medidas imediatas para remover ou bloquear o acesso a material que viole os direitos autorais após receberem notificação de uma reclamação de violação de um detentor de direitos autorais ou de um agente do detentor.

Então, o que aconteceu aqui é muito simples: a Twitch recebeu muitos avisos de remoção de DMCA de detentores de direitos autorais – presumivelmente da RIAA, que atacou o site no início deste verão – e teve que agir.

Mas, estranhamente, a Twitch decidiu deletar em massa o material infrator em vez de permitir que os streamers arquivem seu conteúdo ou enviem reconvenções. Isso sugere que há toneladas de infrações e que a Twitch precisava agir muito rapidamente e/ou enfrentar uma ação judicial, pois não seria capaz de conquistar sua adesão à cláusula de porto seguro do DMCA.

Por sua vez, um porta-voz do Twitch forneceu esta declaração:

“Estamos incrivelmente orgulhosos do serviço essencial que a Twitch se tornou para tantos artistas e compositores, especialmente durante este tempo desafiador. É crucial protegermos os direitos de compositores, artistas e outros parceiros da indústria musical. Continuamos a desenvolver ferramentas e recursos para educar ainda mais nossos criadores e capacitá-los com mais controle sobre seu conteúdo, ao mesmo tempo em que fazemos parceria com fornecedores reconhecidos do setor no domínio dos direitos autorais para nos ajudar a atingir essas metas.”

Fonte: The Verge

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.