Subsidiária da VanEck lança índice do Bitcoin e inclui mercado de balcão

Investidores institucionais poderão controlar o valor do Bitcoin no mercado de balcão

MV Index Solutions (MIVS), uma subsidiária da empresa de gestão de investimentos, VanEck, lançou um novo índice do Bitcoin.

Anunciado na última terça-feira, o MVIS Bitcoin US OTC Spot Index (MVBTCO) tem a proposta de ser o primeiro índice a cobrir a performance do Bitcoin em plataformas de balcão dos Estados Unidos.

O índice representa uma média do valor do Bitcoin, e rastreia o desempenho da criptomoeda com base em três provedores de liquidez do mercado de balcão: Circle Trade, Cumberland e Genesis Trading.

O índice se aplica somente ao Bitcoin, não considerando forks.

“Estamos animados em sermos os primeiros provedores a lançar um índice de BTC baseado no valor das mesas de operação do mercado de balcão. Isso permite que os clientes que negociam neste mercado utilizem nosso índice como uma base confiável para seus trades, ou potenciais produtos de investimento,” afirmou Thomas Kettner, diretor da MIVS.

Com a nova adição, a empresa afirmou que agora possui 24 índices de ativos digitais.

Gabor Gurbacs, diretor de estratégias de ativos digitais da VanEck e da MVIS, afirmou:

“O índice pode pavimentar o caminho para produtos com foco no institucional, como ETFs, além de fornecer ferramentas para investidores institucionais executarem trades com valores transparentes nos mercados de balcão.”

Webitcoin: Subsidiária da VanEck lança índice do Bitcoin e inclui mercado de balcão

Em junho, a VanEck se aliou com a companhia de serviços financeiros SolidX para tentar lançar o primeiro ETF baseado em Bitcoin, planejando listá-lo na BZX Equities Exchange, da CBOE.

Entretanto, a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) adiou sua decisão em agosto. Em setembro, a SEC afirmou que iniciou os procedimentos para decidir sobre a aprovação do ETF.

Gurbacs afirmou à época que a postergação era totalmente esperada, e que a companhia permanece comprometida em trazer ao mercado um ETF líquido, com garantias e apropriadamente regulamentado.

Fonte: CoinDesk