Surto de Coronavírus tornou “Plague Inc” o jogo mais vendido na China

Ascensão do Coronavírus causou grande aumento no número de jogadores de Plague Inc; procura intensa fez o site da produtora ficar fora do ar

Embora o Coronavírus esteja colocando bastante medo em uma boa parcela da população, para outros, isso representa lucro. Nesse caso em específico, falamos da produtora NdemicCreations, desenvolvedora do jogo Plague Inc.

O game é um “simulador de pandemia”, famoso principalmente no YouTube. Nele o jogador controla um organismo predador (como um vírus ou uma bactéria, por exemplo), cujo objetivo é infectar toda a raça humana e extinguir a vida no planeta.

Dados da BBC indicam que Plague Inc se tornou o jogo mais vendido na China após as mais de 3.000 infecções pelo vírus terem sido confirmadas pelas autoridades. O número de mortos chega a 81 durante a redação desse texto.

O fato do Coronavírus estar em voga nas principais discussões atualmente recolocou o jogo em pauta, mesmo após 8 anos de seu lançamento. Nesta semana Plague Inc atingiu um novo recorde de acessos, com 17.889 pessoas simultâneas. O recorde anterior datava de 2018, com 4.601 jogadores, segundo dados do TechSpot.

O aumento no número de acessos foi tão violento que derrubou o site da desenvolvedora, fazendo com que a mesma viesse a público falar da situação:

“Plague Inc. está no ar há oito anos e sempre que há um surto de doença, vemos um aumento de jogadores, à medida que as pessoas buscam descobrir mais sobre como as doenças se espalham e entender as complexidades dos surtos virais”.

O crescimento nas vendas, entretanto, gerou um sinal de alerta entre os desenvolvedores do jogo, já que o mesmo acaba sendo visto por muitas pessoas como uma simulação de doenças na vida real. Em resposta a isso, a NdemicCreations foi bastante direta:  “É um jogo, não um modelo científico”.

Você pode conferir abaixo a nota oficial da empresa, divulgada através do Twitter:

Por fim, tem valor nos atentarmos à fala do estúdio que explica a ideia de que Plague Inc foi projetado para ser “realista e informativo, sem criar sensacionalismo em torno de problemas sérios do mundo real. A NdemicCreations afirma ainda que tal fato é reconhecido pelo CDC dos Estados Unidos (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), além de outros órgãos médicos respeitados.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.