Suspeita de realizar pirâmide financeira, XGoCoin não paga usuários há 10 dias
Entenda o caso XGoCoin
A XGoCoin é uma empresa supostamente australiana, cuja atividade se baseia em atuar no mercado financeiro com o dinheiro de seus investidores – se intitulando como “sistema de multiplicação de criptomoedas”. Sua proposta é proporcionar um retorno de 155% (seu dinheiro investido acrescido de 55%) dentro de 30 a 50 dias, dependendo do plano escolhido – o plano também interfere na frequência com a qual você recebe seus ganhos.
Para se tornar um membro da XGoCoin, é necessário fazer um investimento inicial mínimo de 0,0025 BTC (quase 60 reais, na cotação atual), sendo necessário clicar no link de referência de alguém que já é membro.
Após pouco mais de cinco meses no mercado, há aproximadamente 10 dias, o site ficou fora do ar e os investidores pararam de receber seus pagamentos – que são feitos automaticamente, sem necessidade de requerer saque.
Leia mais: Mineração ilegal: Cryptojackers escondem malware em falsa atualização do Adobe Flash
Quase 10 dias sem receber
Tudo começou há aproximadamente 10 dias, quando o site da empresa ficou fora do ar. Desde então, muitos investidores começaram a relatar por meio das redes sociais que os pagamentos não estão sendo efetuados, ainda que alguns deles tenham conseguido acessar novamente o site. Na imagem abaixo, um diálogo que relata exatamente isso:
Os comentários foram tirados de um vídeo do YouTube, que trata exatamente sobre o fato do site estar fora do ar. O Webitcoin foi conferir com uma de suas fontes, que possui mais de uma conta junto à XGoCoin, tendo a mesma confirmado que o ciclo de investimento é finalizado, mas a quantia não é paga.
No mesmo vídeo, um usuário do YouTube comenta sobre a empresa não ser operada da Austrália, mas ser propriedade de brasileiros:
A insatisfação escalou a tal ponto, que a empresa está sofrendo insultos em suas avaliações no Facebook em outros idiomas:
O outro lado
Segundo a fonte, que pediu para não ser identificada, seus investimentos são feitos desde o início do projeto, e nunca ocorreram atrasos. Ela confirmou que a XGoCoin não apresentou sinais prévios de que estaria “mal das pernas”, sendo a paralisação dos pagamentos uma surpresa.
Seus pagamentos pararam de ser efetuados há aproximadamente dez dias e, ao notar tal falha, tentou acessar o site da companhia.
Ao finalmente conseguir acessar o site, um aviso é exposto. Nele é informado que as operações retornarão ao normal dentro de dez dias (prazo que já caminha para seu fim), e que elas foram interrompidas para que uma manutenção seja feita, a fim de melhor atender os membros recém-chegados.
Apesar do Webitcoin solicitar uma resposta da XGoCoin, a empresa não o fez até o momento.
Leia mais: Perfil de “Elon Musk” lança golpe disfarçado de doação de Bitcoin no Twitter
Todo cuidado é pouco
Esquemas de pirâmide são muito comuns, e não poderiam deixar de existir em um mercado nascente. A Minerworld é um exemplo recente de que o Brasil não está livre destes males, sendo necessária muita cautela ao proceder nestes mercados.
Àqueles que querem enriquecer de forma fácil, cabe o aviso de que não existe fórmula mágica de investimento. Inclusive, até mesmo em vídeos questionando a validade da XGoCoin era possível ver comentários sugerindo outros esquemas de investimento:
Desconfie de propostas chamativas demais. Por exemplo, o plano diamante da XGoCoin promete lucros mensais de 55% sobre o valor investido. Abaixo, um cálculo de juros compostos revela quanto você obteria ao longo de um ano investindo inicialmente mil reais:
Como o leitor pode observar, a proposta é boa. Demais. Atenção redobrada sempre que for explorar novas formas de investimento.
Qualquer novidade sobre o caso XGoCoin será relatada aqui no Webitcoin. Fique ligado!