Suspeitos são detidos na Ucrânia por ameaças de bomba que exigem resgate em Bitcoin

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU) deteve terroristas que exigiam Bitcoin em troca de não explodir edifícios na capital do país

De acordo com um post na página do SSU no Facebook, dois homens de 60 anos publicaram uma nota de papel em um prédio de apartamentos em Kiev, na Ucrânia, ameaçando explodir esse prédio ou outro caso não recebessem 50 BTC em seu endereço de Bitcoin.

Para provar que estavam falando sério, os supostos terroristas detonaram uma pequena bomba perto de uma estação de metrô em 21 de julho e depois chamaram a polícia duas vezes, reportando que bombas foram plantadas em outros locais em Kiev e que essas ações estavam relacionadas à explosão perto da estação de metrô .

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

Depois de analisar os dados do telefone celular e as imagens das câmeras de rua, a SSU deteve dois suspeitos.

“Apesar da idade avançada, eles aprenderam como vários criminosos usam criptomoedas e esperavam evitar punições depois de receber dinheiro em uma carteira digital”, escreveu Anton Herashchenko, vice-ministro do Ministério da Administração Interna da Ucrânia, em sua página no Facebook.

O endereço da carteira de Bitcoin no aviso de ameaça tem apenas uma transação de entrada, recebendo 0,00012258 BTC em 22 de julho de um endereço desconhecido. De acordo com dados do software de rastreamento de transações Crystal Blockchain, o dinheiro chegou à carteira do mercado LocalBitcoins através de nove saltos em outros endereços, incluindo várias transações para o mercado escuro russo Hydra.

Em dezembro de 2019, uma série de ameaças a bombas interrompeu o trabalho em escolas, tribunais, shoppings e aeroportos na Rússia, com terroristas anônimos alegando serem usuários fraudulentos da extinta exchange WEX e exigindo 120 BTC.

Fonte: CoinDesk

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.