Taxas de transação do Bitcoin disparam após o halving
As taxas médias de transações do Bitcoin continuam a aumentar após o halving, causadas por um backlog de transações já sobrecarregado
As taxas médias de transação na rede Bitcoin atingiram uma nova alta de 11 meses. De acordo com dados do Bitinfocharts, a taxa média paga pela transação no Bitcoin atingiu US$ 5,16 em 14 de maio – um fenômeno não testemunhado desde junho de 2019.
O custo médio da transação aumentou 168% apenas nos quatro dias anteriores. As taxas de Bitcoin têm aumentado desde a virada do ano – e especialmente desde o halving.
Visto abaixo, as taxas médias do BTC aumentaram surpreendentes 1.742% desde 1º de janeiro. Entretanto, a maior parte desse crescimento foi iniciado em 28 de abril – exatamente duas semanas antes do halving do Bitcoin.
Fonte: Bitinfocharts
Normalmente, as taxas de transação aumentam quando a rede Bitcoin passa por períodos de uso intenso. A competição por espaço nos blocos do Bitcoin causa uma corrida ao topo nas taxas de transação, pois os usuários competem para ter suas transações incluídas no próximo bloco.
Outra prova de que o Bitcoin está enfrentando uma mini sobrecarga é apoiada por dados de mempool da Blockchain.com. O gráfico abaixo mostra quantos megabytes de transações aguardam confirmação pelos mineradores do Bitcoin.
Fonte: Blockchain.com
Há pouco mais de duas semanas, 80MB de transações estavam sufocando a rede. Embora esse número tenha diminuído, ele não conseguiu permanecer. O fluxo constante no tamanho do mempool sugere que o Bitcoin teve poucas oportunidades para descansar nos últimos 30 dias. Mais de 56 MB de dados permanecem não processados no momento da redação desse texto.
A antecipação em torno do halving do Bitcoin teria parecido uma provável explicação para o repentino fluxo de atividades do BTC nas últimas semanas. No entanto, o acúmulo de transações (que levará horas ou até dias para serem liberadas) continuou a acontecer.
O aumento nas taxas médias de transação força os usuários a escolher entre enviar transferências rápidas, mas caras – ou baratas, mas lentas.
Fonte: Decrypt