Taxas de transação do Ethereum sobem descontroladamente
Tanto os apoiadores do Ethereum como seus rivais reconhecem que as taxas estão ficando fora de controle, porém nenhuma solução está sendo usada.
As taxas de transação na blockchain Ethereum continuam crescendo, fazendo com que fique mais caro o envio de transações e o uso de apps descentralizados (dapps) na rede. Tanto críticos como apoiadores do Ethereum admitiram o problema.
Tais transações são mensuradas em Gas e usadas para pagar por operações na rede envolvendo contratos inteligentes, dapps e outras coisas. A maioria das plataformas rodando no Ethereum usam Gas, então, se seu preço sobe, sua utilização se torna mais cara.
The demand for computations on #Ethereum remains persistently high.
The daily gas usage is hitting ATHs and has remained over the 70 billion mark for the past month.
This is an increase of almost 2x compared to the beginning of the year.
Live chart: https://t.co/hrcDwp9Klq pic.twitter.com/gUFMtOcX58
— glassnode (@glassnode) July 23, 2020
A demanda por operações com Ethereum continua persistentemente alta. O uso diário de Gas está batendo sua máxima histórica e tem ficado acima da marca de 70 bilhões desde o mês passado. Esse é um aumento de quase 2x em comparação ao começo do ano.
De acordo com o Etherscan, a rede usou 74,033 bilhões de Gas em 18 de julho, uma máxima histórica quando medida em Gas (mas não em dólares), e chegou muito perto disso com 74,015 bilhões de Gas ($1,4 milhões) ontem (22).
O co-fundador da plataforma blockchain rival NEO, Da Hongfei, também comentou o caso.
The gas fee on Ethereum is approaching its new record. This ridiculously expensive cost becomes a heavy burden to users and an obstacle of defi transactions. It's a golden window for alternative solution to overtake. pic.twitter.com/TjrrZGsSYQ
— Da Hongfei (@dahongfei) July 23, 2020
A taxa Gas do Ethereum está chegando perto de seu recorde. Este custo ridiculamente caro se torna um grande impeditivo para usuários e um obstáculo das transações defi. É uma oportunidade de ouro para que soluções alternativas se sobressaiam.
————————————————————————————————————————————–
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br
————————————————————————————————————————————–
Não são apenas os críticos que estão preocupados
Até mesmo os próprios apoiadores do Ethereum reconhecem que existe um problema que precisa ser solucionado.
“DeFi e Ethereum não estão prontos para uma adoção em massa nesse momento – pois se você estiver lidando hoje com isso, então você é pioneiro em uma nova tecnologia. Isso só é a pura realidade, ela melhorará com o tempo”, twitou Anthony Sassano, co-fundador da plataforma EthHub, em uma discussão sobre as taxas Gas.
Há limites para as taxas de transação. Apenas uma certa quantidade de Gas pode ser paga por bloco. Entretanto, os mineradores podem aumentar gradativamente os limites, aumentando aos poucos o limite de Gas em cada bloco. Recentemente, eles elevaram o limite de 10 milhões para 12.5 milhões, onde está hoje — impulsionando a rede em 25%.
A principal razão é o Tether, stablecoin lastreada no dólar americano, que resultou em $2.4 milhões em taxas de transações no mês passado, conforme o EthGasStation. Outros motivos são exchanges descentralizadas, dapps e pelo menos um suposto esquema Ponzi.
O Ethereum está progredindo na solução da questão em sua raiz (por tornar a rede inerentemente mais escalável) mas isso levará tempo. A testnet final para a próxima atualização será lançada em duas semanas e vai rodar por três meses. Depois disso, ela ficará ativa.
Porém isso não vai solucionar o problema imediatamente. De acordo com Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum, as maiores atualizações que farão o Ethereum mais escalável sairão em alguns anos. No começo deste mês, ele disse que a tecnologia de segunda camada será necessária para solucionar o problema.
Mas até que as aplicações comecem a usá-la e, a não ser que nada mude, as taxas do Ethereum continuarão subindo.
Fonte: Decrypt
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!