Telefonica firma parceria com startup para tornar apps de smartphones mais seguros através de blockchain
A gigante espanhola do ramo de telecomunicações, Telefonica, firmou uma parceria com a startup de segurança tecnológica Rivetz para desenvolver soluções de segurança para smartphones através de transações e mensagens baseadas em blockchain, anunciaram ambas as companhias na quinta-feira.
Leia mais: Herdeira da Bacardi investiu US$100 milhões em plataforma de entretenimento baseada em blockchain
As empresas combinarão os serviços de segurança da rede da Telefonica com o blockchain e tecnologia da Rivetz para explorar soluções descentralizadas destinadas a segurança e controle de dados. O trabalho será focado em melhorar os aplicativos, a fim de tornar o envio de mensagens mais seguro, além de fornecer uma carteira para criptomoedas.
Elas disseram que pretendem que seu produto final:
“Forneça controles de cibersegurança e proteção para guardar diversas criptomoedas, assegurando que os ativos digitais e os processos estão protegidos dentro do hardware do dispositivo.”
Sergio de los Santos, chefe do laboratório de descoberta e inovação da ramificação de cibersegurança da Telefonica, ElevenPaths, disse:
“Tecnologias computacionais que dependem de confiança não são um fim por elas mesmas. Em vez disso, elas são uma oportunidade de melhorar a segurança dos usuários de smartphones, fornecendo uma estrutura de pesquisa e inovação no contexto de cibersegurança.”
Leia mais: De novo? 8200 Bitcoins movidas da carteira da Mt. Gox, possivelmente afetando o valor da criptomoeda
As companhias também pretendem examinar novas formas de automatizar o backup e a recuperação das informações de identificação dos usuários, ao melhorar o hardware já existente para smartphones.
“Acesso ao blockchain e mensagens seguras são pilares fundamentais para automatizar a experiência do usuário quando se trata de serviços digitais,” disse o CEO da Rivetz, Steven Sprague, em uma declaração.
Rivetz e Telefonica citaram o crescente número de projetos relacionados a blockchain e à IoT (Internet das Coisas) como uma força motriz por trás da parceria, ressaltando que a tecnologia da Rivetz está em fase beta desde janeiro deste ano. Os parceiros fundirão suas versões melhoradas da tecnologia com o atual desenvolvedor de aplicativos da Rivetz, e planejam oferecer o produto para parceiros escolhidos por eles até junho.
Rivetz e Telefonica não são novatos na esfera do blockchain. Esta semana, a Telefonica anunciou que se juntou a um teste de blockchain para a indústria de telecomunicações, conduzido pela Colt Technology Services e pela PCCW Global. A Rivetz está envolvida na indústria desde 2014, quando ela desenvolveu pela primeira vez proteção em termos de cibersegurança para carteiras de bitcoin.
Leia mais: Contratos futuros de Ethereum serão lançados em uma plataforma de troca do Reino Unido
Fonte: CoinDesk