Essas tendências institucionais de cripto ganharão impulso em 2025 (Nansen)
O próximo ano pode ser decisivo para o mercado de criptoativos, à medida que instituições buscam uma fatia do mercado sob a administração Trump e um quadro regulatório mais claro.
Este ano está chegando ao fim, e embora a indústria de cripto tenha testemunhado um crescimento significativo, especialmente após a eleição presidencial dos Estados Unidos, espera-se que 2025 seja ainda melhor.
A plataforma de análise on-chain Nansen compartilhou com o CryptoPotato insights importantes sobre tendências institucionais que devem ganhar força no mercado de criptoativos em 2025. Contudo, esses movimentos dependem de um ambiente regulatório mais claro, o que é esperado sob a administração Trump.
Interesse institucional deve aumentar em 2025
A indústria de cripto provavelmente verá um aumento no interesse institucional, tanto em produtos listados quanto em novos formatos. Como resultado, o Bitcoin (BTC) pode se tornar parte da alocação padrão de ativos equilibrados entre gestores de ativos e fundos de pensão.
Analistas da Nansen apontaram que investidores do lado comprador podem começar a integrar criptoativos em alocações padrão – saindo do modelo tradicional de divisão 60/40 entre ações e títulos para uma nova divisão 55/40/5 entre ações, títulos e criptoativos.
“Isso vem de uma sensação de ‘perder a oportunidade’ após o rali de 40% do BTC, que aconteceu três semanas após a eleição. Os investidores podem se dar ao luxo de não alocar nada em cripto daqui para frente?”, questionou o relatório.
O Bitcoin também pode emergir como uma garantia frequentemente usada em empréstimos tradicionais e em finanças descentralizadas (DeFi). Há rumores de que o emissor de stablecoins Tether já está em negociações com a firma de serviços financeiros Cantor Fitzgerald para um projeto de empréstimos em BTC no valor de US$ 2 bilhões.
A tendência da tokenização
Além disso, o lançamento de novos produtos derivados, como opções de ETFs de Bitcoin, indica uma adoção institucional crescente. A Nansen mencionou que esses produtos e suas plataformas de negociação atrairão taxas para intermediários financeiros, o que pode impulsionar ainda mais o setor.
Ademais, as instituições estão explorando a tokenização de ativos financeiros a um ritmo acelerado. Empresas norte-americanas estão avançando na integração da blockchain nos mercados financeiros, o que pode se tornar uma base significativa de crescimento, caso as autoridades estabeleçam regras claras para tais operações.
Outra tendência que pode impulsionar o crescimento do setor de criptoativos é a regulação de stablecoins. Se os Estados Unidos avançarem na criação de estruturas regulatórias para stablecoins, isso pode aumentar a adoção institucional de moedas fiduciárias tokenizadas.
Enquanto isso, a Nansen observa uma rotação saudável entre criptomoedas com melhor desempenho em meio a uma consolidação relativamente branda após a eleição. Embora a sazonalidade histórica de dezembro sugira um ambiente positivo, pode haver maior volatilidade em janeiro, com a posse da nova administração nos EUA.
- Veja também: Atividade de baleias e tubarões impulsiona Chainlink (LINK) acima de $29 pela primeira vez em 37 meses