Teorias: Qual seria o real motivo da queda do Bitcoin?

No dia 23 de setembro, o Bitcoin teve uma queda de 13% e com isso algumas teorias estão surgindo para tentar explicar o ocorrido. Vejamos algumas delas nesse artigo.

Lançamento da Bakkt

O lançamento do maior produto institucional de bitcoin era aguardado com euforia pelos entusiastas do bitcoin. Muitos mesmo não acreditando no produto achavam que ele tornaria a adoção da criptomoeda mais fácil.

https://twitter.com/officialmcafee/status/1174999327917297666

“É uma troca institucionalizada, então não a utilizarei, mas as instituições sentirão um nível de confiança que não tiveram. Isso poderia dar um salto na adoção de criptomoedas.” Disse McAfee.

No dia do lançamento as negociações começaram tímidas, com apenas 18 contratos firmados. O ativo em si, no entanto, não reagiu e caiu abaixo da marca de US $ 10.000 na manhã de 23 de setembro. No restante do dia o Bitcoin caiu 13%, ficando em torno de US $ 8.300.

Muitos querem comparar o lançamento da Bakkt com o da CME, mas são casos completamente diferentes. Como ressalta o trader Akex Kruger:

 “Bakkt, volumes do primeiro dia: 71 bitcoin. CME, volumes do primeiro dia: 5298 bitcoin. Essa é uma diferença de 75x.”

https://twitter.com/krugermacro/status/1176299546596532224

Ainda parece prematuro culpar a Bakkt pela queda do Bitcoin considerando seus poucos dias de vida.

Queda brusca do hashrate

A queda do Bitcoin foi precedida por uma um grande choque no seu hashrate, como podemos ver nos dados do Blockchain.com.

hashrate

Ainda não temos uma explicação para o ocorrido. A hashrate caiu cerca de 40% em 23 de setembro e, além de surpreendente, é um recorde, já que essa taxa vinha subindo e batendo recordes.

A resposta pode vir da China, lar de várias entidades mineradoras dominantes. A China estava planejando remover mineradores de criptomoeda de seu território. No entanto, o processo ainda não foi iniciado oficialmente.

Um dado curioso sobre a hashrate é que ela subiu de volta quase imediatamente. Depois de cair para 67 EH / s, começou a subir novamente e atualmente está acima de 90 EH / s. Obviamente, o dano aos preços das criptomoedas já pode ter sido feito, e a maioria das moedas está mais baixa do que há meses.

A questão agora é: os preços seguirão a hashrate? Os preços do BTC caíram assim que seus hashes caíram. O mesmo acontecerá agora que a hashrate está voltando?

Impeachment de Trump

Outra possível causa está relacionada a natureza macroeconômica e geopolítica. As últimas notícias de uma investigação de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por seu controverso telefonema fazendo promessas ao presidente ucraniano está abalando todo mercado financeiro.

Como podemos ver no tweet do analista Holger Zschäpitz:

“Os mercados de ações globais foram sacudidos quando o pedido de impeachment de Trump aumentaram as perspectivas de prolongado impasse político em Washington. Títulos estáveis ​​com rendimento US 10y a 1,65%, 10y Bund a -0,61%. Ouro a US$ 1530, como o maior ETF de ouro desde 2013. O Bitcoin é negociado a US$ 8,5 mil após um colapso repentino.”

https://twitter.com/Schuldensuehner/status/1176746194992816129

Todos nós também sabemos como a guerra cambial EUA vs China tem afetado positivamente o preço do Bitcoin. O valor do BTC ainda pode ser afetado de forma indireta com o impeachment do Trump, caso a intensa guerra cambial provocada pelo governo Trump com a China cesse.

Toda essa especulação, investigação e pedido de impeachment poderia ter afetado o preço do Bitcoin?

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.