Tesla pode ter problemas regulatórios por potencial conflito de interesses na compra de US$ 1,5 bilhão de bitcoins 

Especialistas questionam conflito de interesses na compra de bitcoins da Tesla.

A Tesla está ainda sob investigação por conta de sua compra de bitcoin, já que os especialistas agora questionam se há um conflito de interesses em torno de um diretor que aprovou a grande compra de bitcoin da empresa, informou o Telegraph na terça-feira. A Tesla revelou recentemente que comprou US$ 1,5 bilhão em bitcoins em janeiro e planeja aceitar a criptomoeda como forma de pagamento por seus produtos em um futuro próximo.

A questão do conflito de interesses veio à tona quando descobriu-se que um diretor da Tesla que aprovou a compra de bitcoins da empresa tem ligação com duas empresas de criptomoedas, descreveu a publicação. Antonio Gracias está listado no site da Tesla como um diretor independente e membro do comitê de auditoria que assinou o acordo de bitcoin da Tesla. Amigo de longa data de Musk, ele investiu na Tesla em 2005 e está em seu conselho desde 2007.

Gracias é também fundador, CEO e diretor de investimentos da empresa de investimentos Valor Equity Partners, que investiu em duas empresas de criptomoedas. A primeira empresa é o provedor de serviços cripto de custódia, Bitgo, e a outra é a plataforma de negociação de derivados cripto, Erisx. Ele também participa de seus conselhos. A publicação acrescentou que Gracias era anteriormente um investidor em outra empresa cripto, a plataforma de tokenização Harbor, que a Bitgo adquiriu no ano passado.

“Especialistas em governança corporativa disseram que os papéis compartilhados criaram um potencial conflito de interesses.”

Charles Elson, professor de finanças da Universidade de Delaware, disse: “A boa prudência teria sugerido uma recusa nessas circunstâncias”.

Bill Klepper, professor de administração da Columbia Business School, explicou: “Se houver qualquer conflito direto ou aparente, é melhor você ficar distante disso. A coisa certa a se fazer seria buscar o conselho de um advogado. Não sabemos se ele fez isso ou não. ”

“Precisamos descobrir se ele está agindo de boa fé ou não. É na falta de transparência que você encontra pessoas que começam a questionar sua ética.”

Gracias também faz parte do conselho da empresa de foguetes de Musk, Spacex, acrescentou a agência de notícias, observando que ele está deixando a Tesla este ano.

Recentemente, advogados alertaram que o CEO da Tesla, Elon Musk, poderia ser investigado pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) sobre a compra de bitcoins da empresa de carros elétricos.

Fonte: NewsBitcoin

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.