Tesla vendeu apenas 4.306 Cybertrucks no segundo trimestre, queda de 50% em relação ao ano passado

Musk previa 250.000 Cybertrucks por ano até 2025

A Cybertruck da Tesla não se mostrou o início da era Cyberpunk 2077 que alguns esperavam. Novos dados sobre as vendas de veículos elétricos mostram que os números de entrega do caminhão no segundo trimestre de 2025 caíram mais da metade em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo os dados mais recentes da Kelley Blue Book, a Tesla vendeu apenas 4.306 Cybertrucks no segundo trimestre de 2025, uma queda de 50,8% em relação aos 8.755 veículos vendidos no mesmo período de 2024.

Esse número é ainda menor do que as estimativas anteriores para o trimestre, que previam vendas entre 5.000 e 6.000 unidades.

Em 2023, o CEO da Tesla, Elon Musk, disse aos investidores que esperava que a empresa estivesse produzindo cerca de 250.000 Cybertrucks por ano até 2025. No ritmo atual, a Tesla deve ficar mais de 90% abaixo dessa meta.

A Cybertruck não teve um bom ano até agora. Em maio, o pacote adicional de bateria de 16 mil dólares — que supostamente aumentaria a autonomia da versão com dois motores para mais de 445 milhas (cerca de 716 km) — foi cancelado. A Tesla nunca explicou o motivo, embora provavelmente tenha sido por falta de demanda.

Estima-se que a Tesla tenha vendido 46.096 Cybertrucks desde que as entregas aos clientes começaram, há pouco mais de 14 meses. Isso representa uma grande discrepância, considerando que Musk disse que havia mais de 1 milhão de reservas para o caminhão antes do lançamento. A Wired relata que a indústria automotiva geralmente trabalha com uma taxa de conversão entre 2% e 16% nas reservas, então a taxa de 5% da Tesla está próxima da parte inferior dessa escala.

Houve relatos de que a produção da Cybertruck foi brevemente suspensa em dezembro, devido a preocupações com a queda nas vendas. Um relatório semelhante, um mês depois, afirmou que trabalhadores foram retirados da linha de produção da Cybertruck e realocados para a linha do Model Y.

Mais más notícias para a Tesla (e para os compradores) chegaram em maio. Foi informado que o estoque de Cybertrucks não vendidos estava crescendo rapidamente, e as trocas do veículo — que a Tesla havia começado a aceitar recentemente — estavam apresentando taxas de depreciação de até 34% após apenas um ano e 6.000 milhas (cerca de 9.600 km).

O futuro da Cybertruck, focada no mercado dos EUA, também não parece muito promissor. Embora as vendas de veículos elétricos continuem crescendo no mundo todo, os EUA enfrentam uma onda de atrasos e cancelamentos, impulsionados pelo fim do crédito fiscal federal de 7.500 dólares para veículos elétricos, previsto para setembro.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.