Tesouro americano se sente ameaçado pelas criptomoedas
Relatório do tesouro americano do destaca as criptomoedas sendo uma ameaça a segurança da economia dos Estados Unidos da América
O Departamento do Tesouro alertou na segunda-feira que as criptomoedas não regulamentadas podem representar um risco para o sistema financeiro dos EUA.
O aviso fez parte do primeiro grande relatório público divulgado pelo Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira do Tesouro, sobre ativos digitais. O conselho identificou ativos digitais ou “criptos”, como stablecoins, bem como empréstimos e empréstimos nas plataformas de negociação do setor como uma “vulnerabilidade emergente importante”. As informações são da CNBC
Conforme dito por Janet Yellen, secretária do Tesouro.
O relatório conclui que as atividades de cripto ativos podem representar riscos para a estabilidade do sistema financeiro dos EUA e enfatiza a importância da regulamentação apropriada, incluindo a aplicação das leis existentes. É vital que as partes interessadas do governo trabalhem coletivamente para progredir nessas recomendações.
O conselho designou os ativos digitais como uma área prioritária em fevereiro.
A capitalização de mercado global de cripto ativos atingiu um pico de aproximadamente US$ 3 trilhões em novembro passado, compreendendo aproximadamente 1% dos ativos financeiros globais, de acordo com o relatório. Embora o impacto seja relativamente pequeno no sistema financeiro global mais amplo, o financiamento digital está ganhando popularidade rapidamente e está sendo manipulado por criminosos para obter ganhos ilegais, segundo o relatório.
No início deste ano, o Departamento do Tesouro emitiu uma série de sanções contra oligarcas russos, certos Bancos russos e outras organizações por usar cripto ativos para evitar sanções. Em setembro, a agência bloqueou todas as propriedades em posse ou controle de pessoas dos EUA para 22 indivíduos e duas entidades que ajudaram a financiar digitalmente a invasão da Ucrânia pela Rússia.
As Stablecoins, também são amplamente usados no comércio especulativo de ativos criptomoedas, disse um membro do conselho durante uma reunião do FSOC na segunda-feira (03). Criado para a estabilidade de preços, o preço da stablecoin está vinculado a moedas planas, commodities ou outros ativos criptos.
O grupo recomendou uma legislação que capacite os reguladores financeiros a supervisionar com mais vigor o setor, além de expandir os exames bancários para exigir que as agências federais e estaduais analisem os serviços prestados por empresas de serviços de cripto ativos.
Formado após a crise financeira de 2008-2009, o FSOC identifica ameaças emergentes à segurança financeira do país e organiza uma resposta coordenada entre os reguladores financeiros dos EUA. Segundo a Lei Dodd-Frank, o FSOC está autorizado a supervisionar e regular empresas financeiras não bancárias, serviços públicos do mercado financeiro e atividades de pagamento, compensação ou liquidação para lidar com possíveis vulnerabilidades à estabilidade financeira.
O relatório afirma que, até o momento, o FSOC não usou essa autoridade para regular o mercado de criptomoedas.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future