Tesouro do Chile lança plataforma blockchain para processar pagamento de impostos

O projeto piloto foi lançado em dezembro

De acordo com a mídia local, o Tesouro do Chile (TGR) lançou uma plataforma blockchain para o processamento de pagamento de impostos.

Responsável pela coleta de impostos no país, o TGR discutiu o projeto em outubro de 2018 juntamente com a Divisão de Governo Digital da Secretaria Geral do Ministério da Presidência. Na época, foi anunciado que seria criada uma plataforma blockchain para conectar cidadãos, intermediários financeiros e fornecedores.

Buscando aprimorar os serviços, a plataforma, que teve seu piloto lançado em dezembro, armazena transações para serem processadas por instituições públicas chilenas pelo blockchain. Antes de ser registrada, a transação deve receber aprovação de todos os nós participantes do processo.

Com o lançamento, a TGR declarou que espera que um banco de dados em comum ajude a eliminar discrepância de informações, reduza o tempo gasto com pagamentos e corte custos operacionais.

As autoridades chilenas estão explorando o blockchain em diversos setores, incluindo energia e finanças. Em abril do ano passado a organização de regulamentação nacional de energia do país anunciou o lançamento de um projeto baseado no blockchain do Ethereum para registrar dados do setor de energia.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli