Risco real do tesouro dos EUA ficar SEM fundos, em breve

Tesouro dos EUA: O Gabinete de Orçamento do Congresso norte americano previu que os déficits anuais do governo “quase duplicarão, na próxima década”.

tesouro
Risco real do tesouro dos EUA ficar SEM fundos

O governo dos Estados Unidos corre o “risco significativo” de deixar de cumprir todas as suas obrigações financeiras já em Junho, segundo um relatório recente.

De acordo com um relatório de 12 de Maio publicado pelo Gabinete de Orçamento do Congresso dos EUA (CBO), o risco de incumprimento da dívida por parte do governo dos EUA num futuro próximo decorre do facto de ter sido atingido o limite legal da dívida de 31,4 biliões de dólares em 19 de Janeiro.

O CBO prevê que, se o limite de endividamento se mantiver inalterado, o governo dos EUA poderá ficar em maus lençóis já em Junho. O relatório refere que:

O CBO prevê que, se o limite de endividamento se mantiver inalterado, existe um risco significativo de que, a dada altura, nas duas primeiras semanas de Junho, o governo deixe de conseguir pagar todas as suas obrigações.

Risco real do tesouro dos EUA ficar SEM fundos

O CBO prevê que o défice orçamental federal será de 1,5 biliões de dólares em 2023, ou seja, mais 100 mil milhões de dólares do que o inicialmente previsto em Fevereiro.

tesouro
Risco real do tesouro dos EUA ficar SEM fundos

Foi sublinhado que o resultado do processo em curso no Supremo Tribunal relativamente à anulação da dívida pendente de empréstimos a estudantes poderá ter uma influência significativa nas receitas totais para 2023.

Um défice nas receitas fiscais registado até Abril foi também apontado como tendo o potencial de contribuir para um défice maior do que o inicialmente previsto, de acordo com o relatório.

No entanto, com base nos dados projetados, o CBO não espera uma diminuição do crescimento do défice tão cedo; prevê-se que os défices anuais “quase duplicarão na próxima década”, atingindo 2,7 biliões de dólares em 2033.

tesouro
Risco real do tesouro dos EUA ficar SEM fundos

O CBO prevê que 2033 será o ano em que se registará o nível mais elevado de dívida nacional jamais documentado nos EUA, afirmando

Como resultado desses défices, a dívida pública também aumenta nas projeções do CBO, passando de 98% do PIB no final deste ano para 119% no final de 2033 – o que seria o nível mais elevado de dívida dos EUA alguma vez registado.

Traduzido de: Cointelegraph.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.