Tesouros corporativos presos entre uma rocha inflacionária e Bitcoin
O Bitcoin (BTC) está gradualmente se tornando aceitável entre os principais investidores e corporações. Em nenhum lugar isso se tornou mais evidente do que com a adoção da criptomoeda mais popular pela MicroStrategy como seu principal ativo de reserva.
A consultoria de tecnologia com sede na Virgínia converteu mais de US $ 400 milhões de suas reservas de caixa em bitcoin, com o cofundador Michael Saylor declarando que espera que outras empresas sigam o exemplo por uma “obrigação fiduciária” para evitar a inflação.
Dados dentro do investimento em criptomoedas e da indústria de custódia concordam com Saylor, conforme foi dito ao Cryptonews.com que os investimentos em bitcoin aumentaram por parte das corporações após a mudança da MicroStrategy. Eles também sugeriram que o uso crescente do BTC como reserva de valor entre corporações e investidores o ajudará a ganhar força como meio de troca.
O investimento corporativo em BTC está crescendo
O investimento da MicroStrategy em bitcoin teve um efeito quase imediato em outras empresas.
Algumas semanas após o anúncio inicial da MicroStrategy, a empresa canadense de software e design Snappa anunciou que havia transferido 40% de suas reservas de caixa para bitcoin. Mais recentemente, a empresa de pagamentos Square revelou que havia convertido US $ 50 milhões de suas reservas.
Os números da indústria acreditam que mais empresas seguirão no próximo a médio prazo. Na verdade, o diretor de estratégia da Blockstream, Samson Mow, disse ao Cryptonews.com que um aumento já está acontecendo agora.
A mudança de Michael Saylor terá um impacto profundo na tomada de decisões financeiras da empresa nos próximos anos. Alguns contatos da indústria já me disseram que estão vendo um aumento nas compras corporativas de bitcoins – Bitcoin Reserve é uma corretora de Bitcoins que divulgou isso publicamente, disse ele.
Também é importante notar que várias empresas de criptoativos lançaram serviços de custódia para acomodar um aumento na demanda corporativa. A Unchained Capital lançou um serviço de conta empresarial para bitcoin no final de setembro, enquanto a startup francesa Multis levantou US $ 2,2 milhões para uma conta bancária empresarial exclusivamente para criptomoedas.
Nabeel Qadri, o sócio-gerente da Protocol Ventures, é outra figura do setor que estima que manter bitcoin como um ativo de reserva se tornará comum.
Acredito que a principal atração do bitcoin como um ativo de reserva para tesouros corporativos é como uma proteção inflacionária após medidas de estímulo induzidas por coronavírus sem precedentes por bancos centrais em todo o mundo”, disse ele ao Cryptonews.com.
Essa menção à inflação toca na principal razão pela qual a MicroStrategy e outras empresas estão se tornando cada vez mais interessadas em bitcoin. Porque com o Federal Reserve dos EUA imprimindo US $ 3 trilhões em alguns meses, e com seu presidente Jerome Powell anunciando uma nova abordagem “relaxada” da inflação em agosto, é provável que o dólar americano testemunhe uma inflação mais alta do que a média nos próximos anos.
Acho que o apelo de manter bitcoin como um ativo de reserva seria o mesmo que Michael Saylor e a equipe da MicroStrategy viram: dinheiro sólido. Se o seu dinheiro está ficando sem valor, o que mais você pode fazer, exceto comprar bitcoin? disse Samson Mow da Blockstream.
Reserva de Valor x Meio de Troca
O Cryptonews.com contatou empresas com algumas das maiores reservas de caixa do mundo, incluindo Apple, Microsoft e Google. A Microsoft se recusou explicitamente a comentar se tem planos de comprar bitcoin.
As empresas que ainda não investiram em bitcoin, provavelmente permanecerão caladas até fazerem um anúncio, parece seguro concluir que o investimento corporativo em bitcoin aumentará paralelamente ao investimento institucional.
Em julho, a empresa de pesquisa, Evertas entrevistou investidores institucionais britânicos e americanos e constatou que juntos administram cerca de US $ 78,4 bilhões em ativos. Ele descobriu que 90% dos gestores de fundos esperam aumentar seus investimentos em criptografia, com 26% relatando que provavelmente aumentarão “dramaticamente” seus investimentos.
Fonte: CryptoNews.com
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future