Tether está prestes a ultrapassar a Ripple no Market Cap

Com muitas oscilações recentes e com o visível crescimento do Tether, a Ripple pode ter seu lugar tomado na disputa pelo terceiro lugar em capitalização de mercado.

Para preocupação da Ripple, o valor de mercado do dólar Tether dollar (USDT) vem crescendo de forma constante. Isso foi inclusive confirmado pelo CTO da própria Tether, Paolo Ardoino, que disse:

A recente instabilidade no mercado demonstrou que há uma enorme demanda por Tether. Investidores procuram um porto seguro para reduzir os riscos em seus portfólios. 

Precisamente devido à crescente demanda de mercado, a Tether está aumentando as emissões de seu token USDT. Até hoje, mais de 8.6 bilhões de dólares forma oficialmente lançados no mercado e isso ilustra o crescimento constante, como evidenciado por novas emissões.

A capitalização de mercado do Tether

Na realidade, o total de USDT criado já está acima dos 8.7 bilhões de dólares mas há 126 milhões deles que não estão em circulação. Em particular, existem 132 milhões de USDT no Ethereum e 107 milhões na TRON, os quais já foram autorizados mas ainda não emitidos, podendo ser lançados em breve se a demanda de mercado aumentar.

Portanto, embora a capitalização total de mercado do USDT seja de 8.6 bilhões, ela pode exceder 8.8 bilhões de dólares em um futuro próximo.

Competição acirrada com a Ripple

Já a capitalização de mercado da XRP, criptomoeda da Ripple, está nos cerca de 8,7 bilhões de dólares, porém há uma diferença. Ao passo que o valor de mercado do USDT cresce de maneira contínua, o da XRP está alternando-se, tanto que já caiu várias vezes abaixo dos 8.5 bilhões há pouco tempo.

Além disso, seu valor vem mostrando um declínio médio desde o pico alcançado no começo de janiero de 2018, quando bateu os 145 bilhões de dólares. Depois do estouro da bolha especulativa, houve uma queda para 27 bilhões para então cair abaixo dos 20 bilhões em agosto do mesmo ano.

Em setembro, ela chegou a desabar para os 11 bilhões, uma correção de mais de 90% com relação a apenas nove meses antes. Desde então, ela tem continuado a variar entre 10 e 20 bilhões até novembro de 2019, quando atingiu pela primeira vez os 9 bilhões e, em seguida, bateu os 8 bilhões de dólares.

Flutuações a curto prazo

O que notamos hoje, ainda no caso da XRP, é uma flutuação entre 8 e 15 bilhões até seu colapso no meio de março, quando vimos uma queda para os 6 bilhões. De lá para cá, o preço continua oscilando entre 8 e 10 bilhões, tornando possível o fato de ser ultrapassada pelo USDT, especialmente porque a stablecoin vem mostrando um crescimento significativo.

Como resultado, pode ser somente uma questão de tempo até que o USDT se torne a terceira criptomoeda por capitalização de mercado. Entretanto, a XRP é um token lastreado em moeda fiduciária, cujo valor é controlado por uma entidade centralizada. Assim, ainda há quem se refreie de classificá-la como criptomoeda.

De qualquer forma, se cuida XRP!

Fonte: Cryptonomist

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!