Tether nega que USDT tenha sido usado para manipular o preço do Bitcoin em 2017

Tether explica muitas deficiências no estudo, que afirma que o USDT foi usado para manipular o mercado de criptomoedas em 2017

Em resposta feroz ao controverso artigo acadêmico, o principal emissor de stablecoin, Tether, reitera que seu token USDT nativo não foi usado para impulsionar o preço do Bitcoin durante o enorme comício da criptomoeda que ocorreu no final de 2017. A empresa alega que sua impressão as expectativas foram puramente impulsionadas pela demanda do mercado.

“O Tether e suas afiliadas nunca usaram tokens ou emissões de Tether para manipular o mercado de criptomoedas ou preços de token. Todos os tokens de Tether são totalmente garantidos por reservas e são emitidos de acordo com a demanda do mercado, e não com o objetivo de controlar o preço de criptomoedas.”

Os professores de finanças John Griffin e Amin Shams publicaram uma versão atualizada de seu muito falado estudo, que ganhou ampla cobertura em 2018. Na nova versão, os dois se dobram às acusações dirigidas ao Tether, mas agora eles afirmam que uma única baleia Bitfinex foi responsável por um grande impacto no mercado de criptomoedas em dezembro de 2017.

Várias figuras proeminentes no universo das criptomoedas levaram esse processo com um grão de sal. Particularmente, o estrategista de ativos digitais da VanEck, Gabor Gurbacs, que criticou os “acadêmicos da carreira” por não entenderem como o mercado de Bitcoin funciona.

O Tether não mediu palavras em seu anúncio mais recente, alegando que o novo artigo é “uma reação embaraçosa” de sua versão anterior. O estudo publicado por Griffin e Shams baseia-se na observação de que o USDT recém-cunhado foi injetado no mercado para estabilizar o preço do BTC ou aumentá-lo. No entanto, como aponta Tether, os autores escolheram, em vez de coletar dados precisos sobre o momento das transações.

“O artigo atualizado ainda é baseado nos mesmos dados incompletos e selecionados que tornaram o estudo original deficiente”.

Enquanto isso, o Tether ainda enfrenta um processo de ação coletiva, que alega que a empresa é responsável por danos surpreendentes de US $ 1,4 trilhões com base no estudo acima mencionado.

Fonte: U.Today

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.