Tether é o refujo dos turcos para fugirem da inflação

Tether

Lira turca cai em relação ao dólar após intervenção do Banco Central e os turcos se refugiam no dólar digital, o Tether (USDT)

A desvalorização da lira turca em relação ao dólar levou as pessoas na Turquia a procurarem refúgio em stablecoins. A interrupção da intervenção do Banco Central do país após a votação presidencial recente resultou em uma queda recorde na taxa de câmbio entre a lira turca e o dólar americano.

A saída para os turcos é a stablecoin Tether

Apesar da repressão global aos criptoativos, a demanda por Tether (USDT) na Turquia tem sido alta desde maio. Enquanto as principais criptomoedas estão em queda, a lira turca apresentou um desempenho ainda pior, com uma queda de 11% em relação ao dólar na semana passada. O Banco Central da Turquia recuou da intervenção após a reeleição do presidente Recep Tayyip Erdogan, mas os Bancos estatais retomaram o suporte após a grande queda da moeda.

A desvalorização contínua da lira turca levou os turcos a se voltarem para criptoativos, especialmente stablecoins como o Tether. Desde a eleição de 2018, a lira perdeu 80% de seu valor e caiu 20% em relação ao dólar apenas em 2023.

Dados da Kaiko mostram que as transações em liras atingiram um pico de 18% em maio e representaram 10% do volume total de negociação de criptomoedas no início de junho.

Conforme disse o ex-banqueiro e professor universitário, Ebru Güven:

Investir em stablecoins permite que as pessoas mantenham o valor de sua riqueza, é uma das maneiras de manter algum valor quando a inflação está tão alta.

A participação do Tether nos volumes de negociação da Btcturk, uma das principais exchanges de criptomoedas da Turquia, atingiu 20%. Em comparação, na Binance, a maior exchange de ativos digitais do mundo em volume de negócios, a participação do Tether é de apenas 1%, de acordo com dados da Coinmarketcap.

A demanda por stablecoins nos mercados turcos permanece robusta, mesmo com volumes historicamente baixos, conforme observado por Dessislava Aubert, analista da Kaiko.

No mês passado, a participação do tether nos volumes de negociação nos mercados locais atingiu seu nível mais alto desde 2020.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future