The Missing Cryptoqueen: OneCoin se tornará uma série de TV

Caso OneCoin vai virar uma série de TV

A história do golpe da OneCoin e de sua criadora, Ruja Ignatova, se tornará uma série de TV. A notícia veio de uma matéria divulgada pelo Deadline, segundo o qual a New Regency Television International conquistou os direitos de transformar o podcast da BBC Sounds, The Missing Cryptoqueen, em uma minissérie.

O podcast consiste em oito episódios com milhões de downloads que o levaram ao topo das paradas do iTunes no Reino Unido. A história é bem conhecida e narra o nascimento da OneCoin, e de sua fundadora, Ruja, uma empresária da Bulgária, que lutou por uma revolução financeira, além de desafiar o Bitcoin.

A OneCoin acabou sendo um golpe ao estilo de uma pirâmide, com marketing multinível e com várias empresas afiliadas e promoções enganosas que garantiam retornos estonteantes com investimentos de milhares de dólares ou euros. De 2014 (o ano de seu lançamento) a 2017, Ruja conseguiu arrecadar US $ 5 bilhões de milhares de investidores em todo o mundo que se deixaram enganar confiando na OneCoin.

Procurada pelo FBI, Ruja Ignatova desapareceu em outubro de 2017 e desde então não há vestígios dela. Enquanto isso, a OneCoin foi chamada de “a farsa do século”, e ela se tornou parte do “mito”. Após o podcast, sua história agora será transmitida nas telas.

Ed Rubin e Emma Broughton, do New Regency, produzirão a série com a ajuda dos autores do podcast, Jamie Bartlett e Georgia Catt.

Enquanto isso, vários julgamentos de fraude foram abertos. Um deles envolve Konstantin Ignatova, irmão de Ruja, que supostamente se declarou culpado.

Konstantin Ignatova foi preso em Los Angeles em março do ano passado. Em uma das audiências, ele teria admitido que não sabia aonde sua irmã estava. Antes de perderem o rastro de Ruja, ela tinha passaado pela Áustria e Grécia e teve contato com pessoas de língua russa.

Sua história é definitivamente um romance de novela. Perfeito para uma série de TV.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.